Brasil é quem mais tem chance de treinar para Copa

Paulo Cobos, da Basiléia para o ESPN.com.br
Mowa Press
Felipão comanda treino da seleção na Suíça
Felipão comanda treino da seleção na Suíça

Competição oficial, mais jogos até do que clubes numa temporada, chance de enfrentar os melhores times do mundo e até a oportunidade de escolher adversários com características específicas, como na partida desta quarta-feira, às 15h45, na Basiléia, contra a Suíça.

LEIA MAIS
Atender ordem de Felipão é difícil e é como rasgar dinheiro
Suíça tem só uma dúvida para o amistoso na Basiléia
Felipão sugere que Júlio César jogue até na 10ª divisão
Com 'probleminha', Neymar é blindado de novo na seleção

Luiz Felipe Scolari não tem do que reclamar no período mais importante da preparação para uma Copa. Em 2013, ninguém se esbalda tanto em testes, contando os oito campeões mundiais, como a seleção brasileira.

Seu time vai terminar o ano realizando 19 partidas, mais do que boa parte dos times pequenos brasileiros fazem numa temporada. O de hoje, contra a Suíça, 15ª colocada no ranking da Fifa, será o 13º. Depois, serão mais dois amistosos em setembro (contra Portugal e Austrália), outros dois em outubro e mais dois em novembro.

Argentina, Inglaterra e Alemanha vão jogar só 12 vezes neste ano. A França só 11. Quem mais se aproxima do Brasil são os times que também disputaram a Copa das Confederações, mas que ainda assim perdem para a seleção: a Espanha vai atuar 16 vezes, o Uruguai 17 e a Itália 18

E desta vez Felipão nem pode reclamar que só disputou amistosos. Jogou e ganhou a Copa das Confederações enfrentando só times de primeiro e médio escalão, enquanto outras grandes seleções grandes jogam eliminatórias, mas muitas vezes diante de rivais inexpressivos, principalmente na Europa.

De todos os campeões mundiais, o Brasil só não jogou contra a Alemanha e Argentina em 2013. Ainda enfrentou ou desafiará times que provavelmente vão estar ou já garantiram lugar no Mundial, casos de Rússia, Chile, Suíça, Austrália e provavelmente Coréia do Sul. Cada um com características parecidas, como a forte defesa dos suíços.

Eram tantas oportunidades de treinar que Felipão até pediu para que a CBF cancelasse os dois jogos contra a Argentina pelo Superclássico das Américas.

E nada melhor do que a fartura deste ano quando  se projeta a penúria de 2014, onde todas as seleções só irão realizar um jogo, em março, antes da convocação para a Copa.

"Se a Copa fosse agora seria melhor. Vamos jogar só amistosos e em 2014 apenas uma vez. Só vamos ver os jogadores atuando nas suas ligas. Isso vai ser ruim. Mas, pelo menos no ano que vem, será igual para todo mundo", disse Felipão na Basiléia, que reclama mais da falta de jogos no primeiro semestre do ano que vem pela chance menor de observar jogadores do que para a montagem da parte tática.

Mowa
Bernard dá passe em treino da seleção na Suíça
Bernard dá passe em treino da seleção na Suíça

"Não preciso mais de 21 dias [o tempo de treinamen to antes da Copa] para montar minha equipe. Preciso que a comissão técnica tome conta da parte física. Na técnica, os jogadores já são muitos bons".

Contra a Suíça, time com a melhor defesa das eliminatórias, Felipão não confirmou a equipe. David Luiz, machucado, tem 50% de chances de jogar. Mas o mistério maior está nas vagas de Júlio César e Luiz Gustavo. Encostados em seus clubes, podem perder também o lugar na seleção.

 

FICHA TÉCNICA
SUÍÇA X BRASIL

Local: Estádio St. Jakobs Park, na Basiléia (SUI)
Data: 14 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 15h45 horas (de Brasília)
Árbitro: Aytekin Deniz (Alemanha)

SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Klose, Senderos e Rodriguez; Behrami, Dzemaili, Shaqiri, Xhaka e Stocker; Seferovic (Gavranovic)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

BRASIL: Júlio César (Jefferson); Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo (Fernando), Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari

 

Comentários

Brasil é quem mais tem chance de treinar para Copa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.