'Campeã da simpatia', seleção do Taiti tenta ser primeira da história sem cartões

Thiago Arantes, de Recife, para o ESPN.com.br
O título da simpatia na Copa das Confederações o Taiti já ganhou. Aclamado pelos torcedores de Belo Horizonte, Rio e Recife, o selecionado da Oceania ganhou fãs pela humildade em campo e pelas atitudes fora dele.

Mas há outro título que os taitianos disputam e devem ganhar no Brasil: o de time mais disciplinado de todos os tempos na Copa das Confederações.

Em duas partidas, o Taiti fez apenas 12 faltas e não levou nenhum cartão amarelo. Jamais houve na competição - disputada desde 1992 e com a chancela da Fifa desde 1997 - time tão disciplinado. A ordem é que os jogadores continuem assim.

Getty
Jogadores do Taiti comemoram efusivamente o gol de Jonathan Tehau, único do Taiti no torneio
Jogadores do Taiti comemoram efusivamente o gol de Jonathan Tehau, único do Taiti no torneio

"É claro que é bom para nós sermos os campeões da simpatia, um título é sempre um título", disse o treinador Eddy Etaeta. Mas o objetivo dele é mesmo ganhar o prêmio Fair Play, dado à seleção mais leal.

"Em dois jogos nós ainda não levamos cartões. Faço um apelo ao capitão da nossa equipe para que continue assim", afirmou o treinador, referindo-se ao zagueiro Nicolas Valaar, um dos mais experientes do grupo de jogadores.

Feito histórico - Jamais a Copa das Confederações teve uma equipe que não tenha tomado cartão. A história do torneio registra como equipes mais disciplinadas a Arábia Saudita de 1992 e 1995, o Canadá e Coreia do Sul de 2002 e o Iraque de 2009 como as seleções menos advertidas. Todas tomaram dois amarelos.

Até mesmo na história das Copas do Mundo, maior torneio da Fifa, é raro ver uma seleção que não tenha levado cartões. Tal fato não acontece desde 1986, quando a Hungria passou o Mundial do México sem levar qualquer advertência. A Nova Zelândia, em 1982, e Búlgaria, Peru e Marrocos, em 1970, a primeira Copa com uso dos cartões, também conseguiram o feito.

Comentários

'Campeã da simpatia', seleção do Taiti tenta ser primeira da história sem cartões

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.