Uefa 'imita' Conmebol, e campeão da Liga Europa terá vaga na Champions

ESPN.com.br com Efe
Montagem ESPN/EFE e Getty
Chelsea ganhou a Liga Europa 2012/2013
Chelsea ganhou a Liga Europa 2012/2013
A Uefa anunciou nesta sexta-feira uma decisão muito semelhante à tomada pela Conmebol em 2010, e os campeões da Liga Europa a partir de 2014/2015 terão automaticamente vaga na Champions League da temporada seguinte (2015/2016).

ESPN, WatchESPN e Rádio ESPN transmitirão ao vivo a final da Uefa Champions League neste sábado, 25 de maio, a partir das 15h45; o ESPN.com.br também acompanhará a decisão em tempo real, lance a lance e em vídeos.

Até lá, a regra para participar da principal competição de clubes da Europa segue a mesma, com apenas os ganhadores de suas respectivas ligas nacionais e os seguintes classificados, cujo número varia de acordo com o país e sua classificação no ranking da Uefa.

A vaga do campeão da Liga Europa, porém, só é usada se o time já não tiver a classificação garantida por meio de seu campeonato nacional. O que muda também, de acordo com essa nova determinação da Uefa, é que um país poderá ter agora até cinco representantes na Champions League, algo que anteriormente era proibido. Assim, se a Inglaterra tiver um campeão da Liga Europa que não esteja no G-4 da Premier League, ela ficará com cinco vagas na Champions seguinte.

Isso só não acontece caso o mesmo país tenha times campeões da Champions e da Liga Europa  na mesma temporada - nessa situação, o quarto colocado da competição nacional acabará disputando a Liga Europa na temporada seguinte. 

A medida adotada pela Uefa imita o que a Conmebol já havia feito em relação à Copa Sul-Americana, quando decidiu dar aos campeões da disputa, a partir de 2010, vaga direta na Libertadores da América do ano seguinte. 

A decisão da Uefa foi tomada em Londres, na Inglaterra, onde a entidade realiza seu 37º Congreso Ordinário. O Chelsea foi o campeão da Liga Europa deste ano ao vencer o Benfica na final.
Comentários

Uefa 'imita' Conmebol, e campeão da Liga Europa terá vaga na Champions

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.