Brasileiro da NHL se diz fã da seleção de futebol, sonha com volta para 'casa' e 1º título da carreira

Gustavo Faldon, do ESPN.com.br
Getty
Robyn Regehr nasceu em Recife e joga na NHL há 14 anos
Robyn Regehr nasceu em Recife

Robyn Regehr já está há 14 anos na principal liga de hóquei sobre o gelo do mundo. E mesmo para os mais chegados a este esporte, reparar no nome do jogador não é suficiente para perceber algo curioso sobre Regehr: ele é brasileiro.

O defensor do Los Angeles Kings, atual campeão da NHL, passou praticamente o primeiro ano de sua vida em terras tupiniquins. Robyn Regehr é filho de missionários canadenses e nasceu no Recife, Pernambuco. Mas com pouco menos de um ano a família se mudou para a Indonésia. Quatro anos depois, os pais de Regehr finalmente se estabilizaram no Canadá para criar seus quatro filhos.

Em entrevista exclusiva com a reportagem do ESPN.com.br, Robyn Regehr revelou que não sabe nenhuma palavra em português, apenas seus pais aprenderam o idioma, mas que um dia planeja voltar para o país onde nasceu.

“Eu nunca voltei para o Brasil desde que minha família saiu de lá. Eu gostaria de voltar e visitar o país, mas precisaria aprender um pouco de português primeiro”, afirmou o defensor de 33 anos.

“Eu cresci no Canadá e sou um cidadão canadense, mas eu ainda sinto que uma parte de mim é brasileira, já que eu nasci lá”, completou Regehr, que tem 30 gols e 142 assistências na carreira na NHL, onde passou pelo Calgary Flames (1999-2011), Buffalo Sabres (2011-13) antes de ser trocado nesta temporada para o Los Angeles Kings.

E mesmo tanto tempo fora do Brasil, Regehr comentou que dentro de si há um gosto muito comum para os que nascem no país verde e amarelo: o apreço pelo futebol.

Getty
Regehr amargou o vice da NHL em 2004 com os Flames
Regehr amargou o vice em 2004 com os Flames

“Eu gosto bastante de futebol e joguei muito quando era criança. Nós, jogadores de hóquei, fazemos um joguinho com uma bola de futebol nos aquecimentos antes das partidas de hóquei. Eu torço pela seleção brasileira de futebol toda vez que eles jogam. Esse é meu time”, comentou.

Robyn Regehr é apenas o segundo jogador nascido no Brasil a atuar na NHL. O outro foi o goleiro Mike Greenlay, que atuou em duas partidas pelo Edmonton Oilers em 1990, mas foi criado no Canadá.

Mas Regehr tem uma boa chance de ser o primeiro brasileiro campeão não só da NHL como das quatro principais ligas profissionais norte-americanas (NFL, MLB e NBA são as outras). Atuais campeões, os Kings já garantiram vaga para os playoffs do hóquei neste ano na quarta colocação da Conferência Oeste.

“Ainda não cheguei a pensar em desenvolver o hóquei no Brasil, já que nesse ponto estou focado na minha carreira e em vencer a Stanley Cup (final da NHL). Eu estou animado em estar com o LA Kings. Espero que possa ser uma peça que os ajude a repetir o título”, disse.

Comentários

Brasileiro da NHL se diz fã da seleção de futebol, sonha com volta para 'casa' e 1º título da carreira

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.