STJD exclui CSP da Copa do Brasil e dá vaga ao Sousa; Coritiba aguarda data para estrear

ESPN.com.br
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu nesta quinta-feira, por 6 votos a 1, pela exclusão do CSP/PB da disputa da Copa do Brasil de 2013, por irregularidade na competição que classificou à equipe para o torneio nacional. Assim, o Sousa herda a vaga do rival e enfrenta o Coritiba na primeira fase, em data ainda a ser definida pela CBF.
Divulgação
CSP foi campeão da Copa da Paraíba, disputada por apenas três equipes
CSP foi campeão da Copa da Paraíba, contra outros 2 times

No entendimento dos magistrados, houve o descumprimento do regulamento da Copa do Brasil, “em um caso com uma sucessão de erros”: da Federação Paraibana, por ter confirmado a competição mesmo com três clubes; da CBF, por omissão, e do próprio Sousa, que entrou com recurso fora do prazo previsto.

O atraso do clube paraibano, inclusive, foi uma das linhas de argumentação da federação local. "O torneio seletivo pela Federação não foi organizado apenas com três clubes, isso só aconteceu pela desistência de outros dois. O que a Federação iria fazer com os três que já haviam se organizado para o torneio? Então, em respeito a esses três clubes, a Federação deu sequência à disputa. Nada foi feito às escondidas. Todos estavam sabendo, inclusive a CBF", explicou a advogada Patrícia Saleão.

Entenda o caso - Há uma semana, o Sousa entrou na Justiça para a inclusão de sua equipe na tabela da CBF. Após analisar as informações enviadas pelo jurídico do clube, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, despachou pedido de cancelamento da partida entre CSP e Coritiba, que seria nesta quinta-feira, mesma data do julgamento do caso.

O Campinense, campeão paraibano de 2012, assegurou a primeira vaga do estado. Para a segunda, a Federação Paraibana organizou um torneio onde o campeão estaria automaticamente classificado para representar a Paraíba na última vaga disponível. No torneio, cinco clubes foram inscritos: Treze, Botafogo, CSP, Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga, mas os dois últimos desistiram próximo do início da competição.

O jurídico do Sousa então destacou que apenas três clubes participaram da competição, uma irregularidade, pois, já que o Regulamento Geral da Competição prevê o mínimo de quatro clubes participante para um torneio classificatório.
Comentários

STJD exclui CSP da Copa do Brasil e dá vaga ao Sousa; Coritiba aguarda data para estrear

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.