Em último clássico de estádio centenário, Real Sociedad estraga festa e encerra jejum diante do Athletic Bilbao

ESPN.com.br
EFE
Real Sociedad estragou a festa da torcida, ganhou fácil do Athletic Bilbao e afundou o rival
Real Sociedad estragou a festa da torcida, ganhou fácil do Athletic Bilbao e afundou o rival
No último clássico basco no estádio San Mamés, o dono da casa Athletic Bilbao só teve motivos para lamentar. A equipe recebeu a rival local Real Sociedad e perdeu por 3 a 1, nesta sexta-feira, pela abertura da 25ª rodada do Campeonato Espanhol. A casa do time bilbaíno será demolida ao final da temporada.

O resultado, além de estragar a primeira despedida do Athletic Bilbao do estádio, faz a Real Sociedad encerrar um jejum diante do adversário. Afinal, não vencia na casa do rival desde junho de 2001. Desde então, tinham ocorrido oito jogos (todos pelo Espanhol), sendo sete vitórias dos mandantes e um empate.

Porém, no confronto histórico, o clube de Bilbao teve ampla vantagem atuando em sua casa. Em 66 jogos no San Mamés foram 37 vitórias do Athletic, 12 da Real Sociedad e 17 empates.

Agora, a Real Sociedad, que não perde há sete jogos (quatro vitórias e três empates), chega a 40 pontos e dorme na quinta posição. Já o Athletic Bilbao, que perdeu suas últimas três partidas, estaciona nos 26 pontos e fica na 14ª colocação.

Os mandantes até saíram à frente aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Ibai Gómez completou cruzamento da esquerda com um chute de voleio, fazendo um belo gol. Porém, quatro minutos mais tarde, Griezmann deixou tudo igual ao aproveitar levantamento de Chori Castro e concluir de cabeça para a meta

Na volta do intervalo, a equipe visitante confirmou o triunfo. Aos 23, Agirretxe aproveitou rebote do goleiro Raúl em cobrança de falta de Griezmann e virou o marcador. Vela deu números finais ao marcador aos 31 minutos após receber passe de Zurutuza.

Pela próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Athletic Bilbao visitará o Osasuna, no sábado, às 16h (de Brasília). Um dia depois, a Real Sociedad receberá o Betis, às 17h.

O estádio

Fundado em 1913, o San Mamés é um dos estádios mais antigos da Europa e é o único que esteve em todas as edições da primeira divisão do Campeonato Espanhol. O campo tem esse nome por estar perto da igreja de San Mamés. Seu apelido, La Catedral, vem justamente da origem religiosa e por conta do carinho dos fãs.

“A memorável atitude dos fãs: respeito, com um comportamento exemplar e quase uma paixão religiosa quando se trata da equipe, definiram o apelido de La Catedral”, explica o site oficial do clube.

O local ainda foi uma das sedes da Copa do Mundo de 1982 e dará lugar ao San Mamés Barria, que está sendo construído desde 2010 e será a nova casa do time basco a partir da próxima temporada.

A partida inaugural, em 21 de agosto de 1913, entre Athletic e Racing Club de Irún (atual Real Unión), que era o campeão nacional. Com cinco minutos, o lendário Pichichi fez o primeiro gol do estádio. O ex-atacante é lembrado até hoje no futebol espanhol por dar o nome ao prêmio do jornal Marca ao artilheiro de La Liga.
Comentários

Em último clássico de estádio centenário, Real Sociedad estraga festa e encerra jejum diante do Athletic Bilbao

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.