Seleção Bola de Prata 2012 é a mais 'mineira' dos últimos 13 anos

ESPN.com.br
ESPN
Seleção do Bola de Prata 2012 reunida
Seleção do Bola de Prata 2012 reunida
O Atlético-MG deixou escapar o Campeonato Brasileiro e viu o Fluminense ficar com o título, mas, na disputa do prêmio Bola de Prata, levou a melhor sobre o rival carioca e nomeou nada menos que quatro jogadores para receber o troféu - melhor feito do clube nos últimos 13 anos da premiação. Enquanto isso, os atuais campeões tiveram quatro representantes na seleção premiada pela revista Placar em parceira com os canais ESPN.

A defesa foi toda dominada pelo Atlético-MG, que só perdeu em duas posições – e justamente para o Fluminense: Diego Cavalieri foi o melhor goleiro, enquanto Carlinhos foi eleito o melhor lateral esquerdo. De resto, só deu Galo: Marcos Rocha na lateral direita, Leonardo Silva e Réver na dupla de zagueiros.
ESPN.com.br
Bernard ouve um som antes do Prêmio Bola de Prata 2012
Bernard ouve um som antes do Prêmio Bola de Prata 2012


Além desses prêmios, o Atlético-MG também elegeu mais dois nomes no Bola de Prata. Ronaldinho Gaúcho entrou para a seleção como melhor meia, e Bernard não fez parte do ‘time’ eleito pela Placar, mas foi escolhido como jogador revelação do Campeonato Brasileiro. Para fechar as conquistas do Galo, Ronaldinho ainda levou o prêmio máximo: a Bola de Ouro.

Assim, o Atlético-MG fez a seleção da Bola de Prata ficar 36% mineira, com quatro jogadores dos onze que compõem o time. O feito do Galo em 2012 só perde para o de 1999, quando o clube teve cinco atletas entre os melhores do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Atlético-MG também foi vice-campeão e teve Bruno (lateral direito), Cláudio Caçapa (zagueiro), Belleti (jogando como meio-campista), Marques e Guilherme (atacantes) representando o time na seleção Bola de Prata. Desde então, mesmo somando jogadores de Atlético-MG e Cruzeiro, nenhum ano da Bola de Prata teve mais representantes de times mineiros do que 2012. 

Entre os premiados do campeão Fluminense, os já citados Diego Cavalieri (goleiro) e Carlinhos (lateral esquerdo) se juntaram ao artilheiro Fred, que levou a Bola de Prata de melhor atacante. Fazendo dupla com o camisa 9 do Flu, Lucas completou o ataque como o único representante do São Paulo na premiação.

Depois de Atlético-MG e Fluminense, o Corinthians veio logo atrás com dois representantes na ‘seleção’ da Bola de Prata. Paulinho e Ralf, a dupla de volantes ‘imbatível’ do time alvinegro, faturaram o prêmio – Paulinho já havia sido um dos eleitos em 2011, enquanto Ralf foi estreante na premiação.
ESPN.com.br
Neymar e Ronaldinho conversam antes da entrega do Prêmio Bola de Prata 2012
Neymar 'hors concours' e Ronaldinho Bola de Ouro em 2012 

Para completar a lista, o veterano meia do Grêmio, Zé Roberto, também ganhou um espaço entre os melhores do Campeonato Brasileiro deste ano e faturou a Bola de Prata em 2012 aos 37 anos. O jogador já havia ganho o troféu também em 1996, quando jogou como lateral esquerdo pela Portuguesa.

Mas ainda estava faltando um nome de peso nesta seleção da Bola de Prata 2012. Melhor jogador em atividade no Brasil, Neymar liderava a disputa de melhor atacante e também da Bola de Ouro com uma média incrível de 7,12 – a maior desde 1995, quando as notas passaram a ter um critério mais rígido – e, por decisão da revista Placar, foi ‘excluído’ da competição pelo prêmio e ganhou o título de ‘hors concurs’ – o mesmo que Pelé teve em 1970, por ser ‘fora de série’ demais para concorrer com outros jogadores.

Assim, a seleção da Bola de Prata 2012 terminou com o time:Diego Cavalieri; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Carlinhos; Paulinho, Ralf, Zé Roberto e Ronaldinho Gaúcho; Lucas e Fred. Completando as premiações, Ronaldinho Gaúcho ficou com a Bola de Ouro, Fred com a artilharia, e Neymar com a chuteira de ouro (o jogador que fez mais gols em todos os campeonatos ao longo do ano).
Comentários

Seleção Bola de Prata 2012 é a mais 'mineira' dos últimos 13 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.