ESPN DOX: Espírito de Liberdade

Ricardo Assumpção
EXPN   SURF   SKATE   BMX   MOTO X   X GAMES

 

ESPN DOX: Espírito de Liberdade

Liberdade. Uma ideia abstrata, de difícil definição exata e que para cada indivíduo pode ter um significado próprio. No entanto, é a sensação que ela proporciona que faz com que todos os atletas dos esportes de ação continuem a desafiar seus limites todos os dias.

No terceiro documentário da série DOX, a ESPN viaja até a Europa para acompanhar alguns dos maiores atletas dos esportes de ação do mundo em suas diferentes práticas, mas com um mesmo pensamento em comum.

 

Tancréde Millet
Julien Milot ? highline em Chamonix Mont-Blanc
Julien Milot, highline em Chamonix na Mont-Blanc, a maior montanha da Europa

Na cidade de Chamonix, localizada nos Alpes franceses, os multiatletas Tancrède Melet e Julien Millot saltam de paraquedas e wingsuit, voam de parapente, escalam e se equilibram sobre a highline estendida nas montanhas a mais de 4 mil metros de altura. “Saímos em busca dos nossos sonhos e descobrimos várias atividades em que a liberdade vem em primeiro lugar. Isso é mágico e incrível”, define Julien. A alguns quilômetros dali, em Tignes os maiores nomes dos esportes de inverno buscam a superação nos Winter X Games. "Desde criança eu gosto de saltar, não ter limites. É isso que me interessa nos esportes extremos" diz o esquiador Kevin Rolland, vencedor de duas medalhas de ouro nos Winter X Games.

Oliver Franke/IFMXF.com
Javier Villegas Night of the Jumps Berlim
Javier Villegas é um dos pilotos que desafiam seus limites no
Night of the Jumps

 

Em Berlim, palco de uma das etapas do Mundial de Freestyle Motocross e berço do Night of the Jumps, os pilotos testam seus limites com manobras que desafiam o impossível. Porém elas não são feitas de qualquer maneira. Os pilotos tem total consciência dos riscos que correm. "Não somos loucos, somos atletas profissionais, treinamos duro diariamente, física e psicologicamente", diz Libor Podmol. O medo, um sentimento inevitável nesse momento, torna-se um combustível para manter a concentração. "Concentração e medo caminham juntos", diz o piloto Massimo Bianconcini. "Fico mais preocupado quando não tenho medo do que quando tenho".

Ainda na Alemanha, mas em Munique, mesmo a 1200 quilômetros do Oceano AtlIantico, dezenas de pessoas andam pela cidade carregando suas pranchas de surf. O destino é o rio Eisbach, local de nascimento do surf de rio. Mesmo correndo por dentro de Munique, uma agitada cidade moderna, os surfistas encontram no Eisbach a mesma sensação daqueles que surfam isolados no oceano. Para o cineasta e surfista do Eisbach, Björn Lob, é como se houvesse um "segundo mundo" dentro da cidade para onde ele pode escapar de suas preocupações e do stress do trabalho, assim como no mar. "A felicidade é a coisa mais importante de todas".

Marcelo dos Santos
Gerry Schlegel surfando no rio Eisbach
Gerry Schlegel surfando no rio Eisbach

Na Áustria, o stunt rider Chris Pfeiffer encara suas manobras como se fosse uma arte espontânea, uma improvisação onde uma manobra surge a partir da anterior. Por mais diferentes que sejam as modalidades, os atletas dos esportes de ação lidam com suas paixões e por isso compartilham uma mesma mentalidade. "É mais do que um esporte, é um estilo de vida. Conhecemos os nossos limites e fazemos de tudo para superá-los", diz Chris Pfeiffer.

É essa busca pela superação e pela liberdade em todas as suas formas que você conhecerá no próximo documentário da série ESPN DOX: Espírito de Liberdade.

ESPN DOX: Espírito de Liberdade

29 de junho às 23h59 - ESPN Brasil

30 de junho à 01h00 - ESPN e ESPN HD, logo na sequencia da transmissão dos X Games

 

Tancréde Millet
Julien Milot ? highline em Chamonix Mont-Blanc
“Saímos em busca dos nossos sonhos e descobrimos várias atividades em que a liberdade vem em primeiro lugar. Isso é mágico e incrível”, diz Julien sobre o highline nos Alpes franceses
Marcelo dos Santos
Visão Geral Do Eisbach
Visão Geral do Rio Eisbach, em Munique
Comentários

ESPN DOX: Espírito de Liberdade

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.