Imprensa fala em caos na seleção holandesa e cita eliminação histórica na Euro

ESPN.com.br
Atual vice-campeã do mundo, a Holanda decepcionou na Euro-2012 e sequer conseguiu passar da primeira fase, somando três derrotas nos três jogos que fez no chamado “grupo da morte”, com Alemanha, Dinamarca e Portugal. E nesta segunda-feira, a imprensa do país estampou nos jornais o tamanho da frustração da torcida laranja, que considerou a eliminação algo histórico – no sentido negativo da palavra.

“Pela primeira vez na história, Holanda volta para casa com três derrotas no seu grupo”, é o que diz o diário De Volkskrant. E o mesmo jornal ainda usa a manchete “Um caos e caída” para falar sobre a seleção holandesa em 2012.

Com problemas internos no elenco, os jornais holandeses chegaram a falar que a seleção estava “um caos”, muito individualista e sem comando – as publicações não pouparam críticas às escalações erradas do técnico Bert van Marwijk.

Alguns dos jogadores holandeses até admitiram que havia uma disputa “de egos” no time, e Arjen Robben deixou o campo no domingo, após a derrota para Portugal, reconhecendo que “algumas coisas aconteceram no elenco”. Por tudo isso, a mídia foi dura com a seleção nacional no dia após a eliminação e chegou a decretar que a Holanda não está mais no topo do futebol mundial.

“É como se o combustível do grupo tivesse acabado depois de um quarto de hora”, comenta o próprio De Volksrant, fazendo referência ao bom início dos holandeses – que abriram o placar com Van der Vaart aos 11 minutos do primeiro tempo e depois acabaram tomando a virada. “Holanda não está mais no topo do futebol”, afirma o De Telegraaf.

A principal crítica dos comentaristas e jornalistas é quanto à escalação da Holanda nas três partidas da Euro-2012 – especialmente com relação à preferência por Van Persie como titular, em vez de Huntelaar. O fato de Van Marwijk ter esperado até a última partida para fazer essa alteração na escalação e também para colocar Van der Vaart (autor do único gol contra Portugal) no lugar de Van Bommel irritou a crítica holandesa, que não poupou o treinador nesta segunda-feira.

As especulações tratam até de uma possível demissão do comandante holandês, mas, por enquanto, nada foi confirmado.
Comentários

Imprensa fala em caos na seleção holandesa e cita eliminação histórica na Euro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.