Flamengo sai na frente, mas leva virada e perde do Real Potosí na ida da Pré-Libertadores

ESPN.com.br
O Flamengo saiu ganhando do Real Potosí nos 4 mil metros da cidade boliviana, mas levou a virada e volta para o Brasil com derrota de 2 a 1 para a partida de volta da Pré-Libertadores. Luiz Antonio fez o gol rubro-negro, e Centurion e Brittes marcaram para os donos da casa.

Apesar da derrota, o Flamengo se classifica à fase de grupos até com uma vitória por 1 a 0, quarta-feira que vem, no Engenhão. Os bolivianos jogam pelo empate.

Os dez dias de ambientação do time brasileiro na Bolívia pareceram ter surtido efeito no início do primeiro tempo. Aos 29 minutos da etapa inicial, Léo Moura fez bela jogada pela direita, cortou dois marcadores e tocou na medida para Luis Antônio, no meio da área, abrir o placar.

Dois minutos depois, porém, Centurion subiu mais alto que a defesa rubro-negra e empatou de cabeça. O gol da vitória do Potosí também saiu em jogada aérea. No começo da etapa final, Brittes cabeceou com liberdade no segundo pau e viu o jogo.

O jogo

Armado com três volantes, o Flamengo começou a partida tentando segurar o ímpeto do Potosi que chegou a ter um gol anulado aos dois minutos por falta cometida pelo atacante Brittes no goleiro Felipe. Aos quatro minutos, novamente Brittes foi lançado, mas chegou atrasado.

A pressão continuou e aos seis minutos, Felipe fez grande defesa ao espalmar o chute de Ortiz da intermediária. O time brasileiro encontrava dificuldade para escapar da pressão imposta pela equipe boliviana.

Aos dez minutos, o Potosí ameaçou com uma cobrança de falta executada por Ortiz. Felipe defendeu parcialmente mas o lance foi paralisado com a marcação de impedimento. O Potosi continuou dominando e os jogadores do Flamengo continuavam cometendo faltas perto da sua área.

Aos 13 minutos, o Flamengo conseguiu a primeira finalização perigosa com um chute de Deivid que passou bem perto da trave direita defendida pelo goleiro boliviano. O Flamengo se motivou e aos 16 minutos, Júnior César fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou para Deivid mas o goleiro Lapczyk defendeu com segurança.

Aos 18 minutos, Renato Abreu falhou no passe e Brittes arriscou mais uma vez, mas a bola subiu demais. Aos 20, Pol arrancou da intermediária, passou fácil por David Braz e chutou por cima do travessão de Felipe.

O Flamengo encontrava dificuldades para organizar as jogadas ofensivas por causa dos erros de passes e da pouca produtividade de Ronaldinho Gaúcho que pouco participava do jogo. Só aos 27 minutos é que o Flamengo voltou a incomodar em penetração de Deivid que teve sua conclusão bloqueada pelo goleiro.

Aos 29 minutos, o Flamengo marcou o primeiro gol. Leonardo Moura fez grande jogada pela direita e rolou para Luiz Antonio mandar para as redes do Potosí. A vantagem do time rubro-negro só durou dois minutos. O Potosí cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Centurion subiu mais do que a zaga carioca e mandou de cabeça para as redes, empatando a partida.

Aos 37 minutos, Ortiz arriscou de fora da área e obrigou Felipe a defender outra vez com grande dificuldade. Só aos 40 minutos é que Ronaldinho Gaúcho apareceu no ataque chutando de fora da área com algum perigo para o gol boliviano. Aos 42 minutos, Ronaldinho lançou Deivid em profundidade mas o goleiro do Potosí chegou primeiro.

Aos 44 minutos, Ortiz chutou de fora da área, Felipe defendeu parcialmente e Angola, no rebote, isolou a bola. Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo com o Potosí mais agressivo só que o primeiro momento de perigo foi provocado pelo ataque do Flamengo. Luiz Antonio foi derrubado na entrada da área mas a cobrança de Renato Abreu explodiu na barreira. O time boliviano só chegou à área aos oito minutos em chute sem perigo de Pol.

Apesar da má atuação de Renato Abreu que não acertava uma jogada sequer, o time brasileiro tentava controlar as ações da partida e manter o adversário longe da sua área, mas acabou sofrendo o segundo gol aos 12 minutos em cabeçada do atacante Brittes que se aproveitou da falha de David Braz e da passividade do goleiro Felipe para marcar.

O técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu modificar o Flamengo trocando o volantes Airton e o atacante Deivid pelo meia Botinelli e pelo atacante Negueba. E no primeiro lance dos dois substitutos, o Flamengo quase empatou. Negueba foi ao fundo e cruzou para o argentino que passou da bola.

Negueba passou a ser a melhor opção de ataque da equipe carioca levando vantagem nas suas arrancadas pela direita mas a usência de um jogador de área impedia que os ataques rubro-negros fossem bem sucedidos.

Aos 28 minutos, Brittes chutou sem ângulo mas com muita violência e Felipe espalmou para escanteio. O Flamengo tentava reagir mas continuava sem inspiração para criar jogadas de perigo. Luxemburgo colocou Camacho no lugar do ineficiente Willians. O Potosi adminsitrava o resultado, mas quase ampliou aos 43 minutos em chute de Poll que Felipe espalmou para escanteio, evitando revés ainda maior.

FICHA TÉCNICA
REAL POTOSÍ 2 x 1 FLAMENGO

Local: estádio Victor Agustín Ugarte, Potosí (Bolívia)
Data: 25 de janeiro de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Líber Prudente (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino e Carlos Changala (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Jimenez e Alarcon (Real Potosí); Leonardo Moura, Botinelli e Willians (Flamengo)

Gols:
REAL POTOSÍ: Centurion, aos 31 minutos do primeiro tempo; Brittes, aos 12 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Luiz Antonio, aos 29 minutos do primeiro tempo

REAL POTOSÍ: Lapczyk; Jimenez, Centurion, Alarcon e Rivero; Sejas, Michelena (Tudor) e Ortiz; Brittes (Torres), Angola (Ovando) e Marcos Pol
Técnico: Victor Zwenger

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior César; Willians (Camacho), Airton (Botinelli), Luiz Antonio e Renato Abreu; Ronaldinho e Deivid (Negueba)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Comentários

Flamengo sai na frente, mas leva virada e perde do Real Potosí na ida da Pré-Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.