Bahia vence Portuguesa, volta à Série A após sete anos e leva o Figueirense

ESPN.com.br
O Bahia está de volta à elite do futebol brasileiro após sete anos peregrinando pelas Séries B e C. Neste sábado, no Pituaçu, a equipe baiana confirmou o acesso ao vencer a Portuguesa por 3 a 0. O resultado levou o Bahia a 65 pontos, ocupando a segunda colocação na tabela. Com a vitória baiana, o Figueirense também garantiu sua vaga.

A Portuguesa, embora tenha perdido ótima chance de colar no G-4, mantém chances de voltar à Série A. O clube paulista continua com 56 pontos, mesmo número do Sport. As duas equipes disputam com o América-MG – quarto, com 59 pontos – a última vaga na elite em 2011.

Depois de alcançar o acesso, o Bahia agora sonha com o título. A tarefa, contudo, não é das mais fáceis: o clube nordestino precisa vencer seus dois jogos e torcer contra o Coritiba, que não pode marcar mais do que um ponto em suas partidas finais.

Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Ipatinga no Canindé. A equipe do interior mineiro luta contra o rebaixamento e ainda tem chances de escapar. O Bahia, por sua vez, enfrenta o também ameaçado Santo André na penúltima jornada do campeonato.

O jogo - O Bahia precisou apenas de cinco minutos para abrir o placar diante da impressionante massa de torcedores que fez muito barulho em Pituaçu. O gol foi anotado pela principal estrela do elenco: Adriano Michael Jackson, que recebeu lançamento de Ávine e tocou na saída de Wewerton para estufar as redes. Após mais 20 minutos, o marcador foi ampliado, novamente dele.

Aos 25, Adriano aproveitou sobra de cobrança de escanteio para bater com força de fora da área. A bola desviou em Preto Costa e tirou Wewerton da jogada. A Portuguesa só foi sair da inércia no segundo tempo, quando teve boa chance logo após o apito inicial: Ademir Sopa obrigou Omar a fazer excelente defesa após cabeçada em cobrança de escanteio.

O ídolo Adriano pretendia brilhar ainda mais e, aos três minutos, invadiu a área em velocidade e foi deslocado por Preto Costa, sofrendo pênalti. Na cobrança, Jael pegou mal e Wewerton conseguiu espalmar, evitando uma festa ainda maior na capital baiana. Então, a Portuguesa tentou crescer no jogo: levou perigo com chutes de Dodô, aos 8, e de Marco Antônio, aos 20.

O Bahia ainda marcou o terceiro gol, completando a festa aos 47 minutos do segundo tempo. Ávine bateu cruzado de dentro da área, Wewerton deu rebote e Dinei não desperdiçou, para a alegria da massa Tricolor.

A Lusa tentou uma reação tardia, mas não conseguiu abrir a defesa do Bahia e evitar a festa nas ruas de Salvador. A equipe ainda continua viva na briga pelo acesso, mas não pode mais vacilar. Enfrenta Ipatinga e Sport - duelo na última rodada que pode decidir o acesso. O América-MG, que tem três pontos de vantagem e está no G-5, pega Sport e Ponte Preta.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 0 PORTUGUESA

Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 13 de novembro de 2010, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Alexandre Kleiniche (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Cartões Amarelos: Marcone, Alison (Bahia); Preto Costa (Portuguesa)

Gols: Bahia: Adriano, aos 4 e aos 25 minutos do primeiro tempo, e Dinei, aos 47 minutos do segundo tempo

BAHIA: Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Hélder e Morais; Adriano e Jael
Técnico: Márcio Araújo

PORTUGUESA: Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Romano (Athirson); Ademir Sopa (Marcos Paulo), Glauber, Marco Antônio e Héverton; Fabinho e Dodô (Zé Carlos)
Técnico: Sérgio Guedes
Comentários

Bahia vence Portuguesa, volta à Série A após sete anos e leva o Figueirense

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.