<
>

Uma semana depois de vencer um câncer, jogador da NHL faz primeiro 'hat-trick' da carreira

Uma semana após vencer uma batalha que já durava mais de um ano, Brian Boyle conquistou um feito inédito em sua carreira de 705 jogos na NHL.

O veterano de 12 temporadas da liga norte-americana de hóquei foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado e perdeu apenas 10 jogos da última temporada pela doença. Na semana passada ele foi informado que o câncer estava em remissão, e na noite de segunda-feira marcou seu primeiro hat-trick.

O jogador do New Jersey Devils fez três na vitória por 5 a 1 sobre o Pittsburgh Penguins, justamente na noite em que a franquia da Pensilvânia realizava sua noite de alerta para a campanha – que acontece durante todo o mês – da liga contra o câncer.

“É o que podemos fazer. Arrecadar dinheiro, levantar fundos e alertar, reconhecer pessoas que estão lutando. Algumas vezes elas se sentem sozinhas. Vocês sabem, isso afeta muita gente. É realmente assustador”, disse Boyle à MSG Network após o jogo.

“Então é importante. É bom que seja um mês. Obviamente nós estamos envolvidos. É próximo e querido pelo meu coração. É um clube, como disse anteriormente, que você não quer estar. Estive daquele lado, eu sei o que é ouvir ‘você tem câncer’ de um médico. E sou realmente sortudo por estar saudável”, afirmou.

“Os testes que procuram células da leucemia no sangue, que quando eu fui diagnosticado eram de 75%, já eram de 0,08% no final da temporada passada, e 0,04% em julho. Na segunda-feira mostrou 0%, em uma remissão completa, e eu me sinto realmente bem”, detalhou o jogador, que está em sua 5ª equipe na liga.

Boyle, que tem 33 anos, seguirá o tratamento tomando medicamentos uma vez ao mês e terá que passar por exames regulares para seguir monitorando sua condição.