<
>

NFL: Em números, por que os Dolphins podem ter grandes esperanças sobre o futuro de Duzão

Depois de passar por meses de treinamentos intensivos e conquistar um bom resultado no Pro Day para estrangeiros, agora será a vez de Durval Neto enfim iniciar sua trajetória como membro de um time da NFL. Nesta segunda-feira, 15, o defensor se apresenta e assina seu contrato com o Miami Dolphins.

O futuro é incerto, mas os números de Duzão no Combine do último dia 1º comprovam que a esperança da franquia da Flórida sobre o brasileiro pode ser das melhores.

Baseado no Spotrac – site com informações contratuais de diversos jogadores e times pelo mundo, selecionamos os 10 Defensive Tackles mais bem pagos da NFL e comparamos as estatísticas de Combine deles com os números de Duzão.

O grande trunfo do brasileiro está no “3 cones”, exercício que testa a velocidade da mudança de direção da atleta. Com 148kg, Duzão completou esta atividade em impressionantes 7,04s, o melhor tempo para um Defensive Tackle em 19 anos.

Aaron Donald (129kg), estrela do Los Angeles Rams, e Fletcher Cox (135kg), campeão do Super Bowl com o Philadelphia Eagles, por exemplo, fizeram tempos piores, mesmo pesando relativamente menos que Durval: 7,11s para Donald e 7,07s para Cox.

O brasileiro também leva vantagem sobre os principais prospectos de jogadores de linha defensiva do próximo Draft. Entre seus principais “adversários”, Nick Bosa e Josh Allen são alguns dos que mais se destacam. Os dois pesam cerca de 30kg a menos de Duzão e mesmo assim registraram 7,10s e 7,15s, respectivamente.

De fato, a principal virtude de Durval Neto está apoiada em sua velocidade, que o permitiu completar o tiro de 40 jardas em 5 segundos cravados. Dos 10 defensive tackles mais valiosos da NFL, apenas três conseguiram uma marca menor que a do brasileiro: Aaron Donald (4,68s), Geno Atkins (4,75s) e Fletcher Cox (4,77s), todos pelo menos 13 kg mais leves que Duzão.

Ainda dentro dessa base, é possível observar os bons resultados do brasileiro se compararmos com os atletas que se aproximam mais de seu tipo físico: Brandon Williams (151kg), Michael Brockers (146kg) e Star Lotulelei (141kg). Entre os três, o tempo mais rápido no tiro de 40 é o de Lotulelei (5,14s), seguido por Brockers (5,31s) e Brandon Williams (5,37s).

Em outros exercícios, como salto em distância e salto vertical, o desempenho de Duzão é mais tímido, mas ainda assim são números bons considerando sua altura e peso. Claro que essas estatísticas não definem o futuro do brasileiro, mesmo porque o desempenho em campo exige muito mais habilidades do que estes exercícios. Porém, estes resultados são um bom ponto de partida para Duzão se firmar na NFL.