<
>

Rams de Goff e McVay x Patriots de Brady e Belichick: Super Bowl LIII é o maior confronto de gerações que a NFL já viu

play
NFL: Super Bowl é o último jogo de sua carreira? Tom Brady dá risada e diz que há 'zero chance' (0:38)

QB falou que irá jogar na próxima temporada: 'Criei um objetivo de continuar até os 45' (0:38)

Los Angeles Rams e New England Patriots. Faltam poucos dias para o Super Bowl LIII e se você pensa que a partida vale "apenas" o título da temporada da NFL, não se esqueça: ela também é um verdadeiro combate de gerações.

O fã de futebol americano conhece bem os Patriots de Tom Brady e Bill Belichick. A decisão deste domingo será a 9ª da dupla, algo que já ajuda a entender o tamanho da diferença de experiência entre eles e seus respectivos rivais, Jared Goff e Sean McVay.

Brady entrará em campo no Super Bowl LIII com 41 anos de idade. Ele, que já era o quarterback mais velho a disputar uma final, só ampliará seu recorde neste dia 3. Seu adversário, Jared Goff, tem 24: a mesma idade que o próprio Brady tinha em 2002, quando esteve em seu primeiro Super Bowl - e venceu o então St. Louis Rams.

Os 17 anos que separam os dois fazem com que esta seja a maior diferença de idade de quarterbacks rivais em um Super Bowl.

Entre os treinadores, Belichick, de 66 anos, se tornará o segundo mais velho de todos os tempos em um Super Bowl - recordista é Marv Levy que, aos 68 anos, levou o Buffalo Bills à decisão de 1993. Quando Belichick tinha 33 anos de idade, Sean McVay nasceu. Ou seja, o atual treinador dos Rams tem exatamente a metade da idade do rival.

McVay, inclusive, é o técnico mais jovem a comandar uma equipe em um Super Bowl - o que faz com que a diferença de idade entre treinadores seja, também, a maior.

E esses são apenas alguns dos números que mostram o contraste entre as duplas.

Brady e Belichick terão, no domingo, mais aparições em Super Bowls do que qualquer outro time na história da NFL. Só com os outros oito que já jogou, Brady tem mais experiência do que todo o elenco dos Rams - CJ Anderson, Brandin Cooks, Sam Shields e Aqib Talib são os únicos da equipe de Los Angeles que já disputaram a decisão, mas somam cinco aparições.

Em uma comparação direta entre Brady e Goff, as estatísticas são assustadores.

Brady está em sua 19ª temporada na NFL. São 70.514 jardas em passes e 517 touchdowns. Goff, em sua 3ª, tem 9.581 jardas e 65 touchdowns - estatísticas válidas apenas para jogos de temporada regular. Mas, claro, pelo tempo de cada um na liga, tais diferenças já eram esperadas.

Só que e se comparamos os números que o camisa 12 dos Patriots tem nos playoffs com os de toda a carreira do 16 dos Rams?

Bom, Brady já jogou 39 partidas de pós-temporada. Goff, 42 entre temporada regular e playoffs. O QB de New England tem 29 vitórias, 10.917 jardas e 73 touchdowns, contra 26 vitórias 10.323 jardas e 67 TDs do rival.

O dia está chegando. Patriots e Rams. Brady e Goff. Belichick e McVay. Duas gerações, na briga pela hegemonia.