<
>

Rivais no Super Bowl, Boston é bem mais acostumada com festa que a Filadélfia

Brady e Foles vão tentar garantir a festa no dia 4 de fevereiro Montagem/Getty

No dia 4 de fevereiro, às 21h30 (de Brasília), New England Patriots e Philadelphia Eagles se enfrentam no U.S. Bank Field, em Minneapolis, em busca do título do Super Bowl LII. A partida terá transmissão exclusiva da ESPN e do WatchESPN.

Enquanto Tom Brady e companhia buscam o sexto troféu Vince Lombardi, a equipe da Pensilvânia busca o primeiro título do Super Bowl de sua história, tentando quebrar um jejum que vem desde 1960, quando conquistaram seu terceiro e último título na NFL.

O confronto que decide a temporada do futebol americano é um reflexo das experiências vividas pelos moradores de Boston e da Filadélfia quando o assunto é esporte. Enquanto um está acostumado com festas, o outro vê isso muito raramente. E não seria exagero colocar "Rocky Balboa" como um dos maiores nomes esportivos da cidade.

As duas cidades possuem times nas quatro grandes ligas do esporte dos Estados Unidos, mas enquanto os quatro principais times de Boston somam 36 títulos, os quatro da Filadélfia acumulam 10. Isso contanto as conquistas da “Era pré-Super Bowl”.

A diferença de conquistas entre as equipes é enorme, mas a maior dela vem da NBA. O Boston Celtics é o maior campeão da história da liga, com 17 troféus, enquanto os 76ers só foram campeões em três oportunidades, sendo a última delas em 1983.

Se o time de Joel Embiid empolga nesta temporada, a última vez que a franquia terminou com mais vitórias do que derrotas foi em 2011-12, com 35-31, e uma queda nas semifinais do Leste. A última final? Em 2001.

No beisebol, a contagem de World Series é de 8 a 2 para Boston. Neste século, enquanto os Red Sox quebraram um longo jejum e conquistaram três temporadas da MLB, os Phillies levantaram um troféu, mas chegaram, em 2007, à marca de 10.000 derrotas na história, sendo a primeira franquia dos EUA a perder tantas vezes.

Na NHL a diferença é um pouco menor, mas ainda sim o placar é de 6 a 2 dos Bruins sobre os Flyers, que conquistaram a Stanley Cup pela última vez na temporada 1974-75, e ficaram no “quase” em 2009-10, uma temporada antes dos Bruins levantarem a taça pela última vez.

Agora, Tom Brady e Nick Foles têm a responsabilidade de garantirem a próxima festa. Resta saber se ela será a 11ª da Filadélfia, ou a 37ª de Boston.