<
>

O ranking definitivo dos azarões nos playoffs de 2019 da NBA

Qual das séries de primeira rodada dos playoffs da NBA tem mais chances de ser vencida pelo time com pior campanha na temporada regular?

Apesar de os playoffs serem muito diferentes da temporada regular, o resultado final de uma série, geralmente, pode ser definida por três fatores: a diferença de pontos das duas equipes na temporada regular, os resultados dos confrontos diretos entre as equipes e quem tem o mando de quadra.

Se contarmos esses critérios e analisarmos todos os confrontos de playoffs desde 2000, podemos chegar a uma chance aproximada de um time com pior campanha na temporada regular vencer a série. Eu usei essas probabilidades para ranquear as séries da mais provável para a menos provável de o time ‘mais fraco’ vencer.


1. Portland Trail Blazers (3) x Oklahoma City Thunder (6)

Probabilidade de zebra: 52%

O Thunder é favorito para vencer essa série. Não apenas pela varrida na temporada regular (4-0), mas também pela lesão de Jusuf Nurkic, pivô dos Blazers que sofreu uma lesão que o tirará do restante da temporada. O time de pior campanha do confronto ter varrido o de melhor campanha é, relativamente, raro. Isso aconteceu apenas três vezes na mesma conferência desde 2000: Warriors venceram os Mavericks em 2007 mas, nas outras duas oportunidades, o time que varreu na temporada regular acabou eliminado (Nets contra Heat e Thunder contra Spurs em 2014).

Geralmente, a série na temporada regular é um bom parâmetro para o que acontecerá nos playoffs. Sem Nurkic e McCollum (que ainda está trabalhando para voltar em tempo de jogar a série), e com a experiência dos jogadores do Thunder em playoffs, não é surpresa que as casas de apostas estejam colocando mais fé em OKC do que em Portland. Se Paul George perder minutos por conta da lesão no ombro que o tirou do jogo contra os Bucks, a história pode ser diferente.

2. Houston Rockets (4) x Utah Jazz (5)

Probabilidade de zebra: 39%

Em termos de performance na temporada regular, esse é o confronto mais equilibrado da primeira rodada, apesar de os Rockets terem terminado a temporada regular com três vitórias a mais. O Jazz perdeu o mando de quadra porque perdeu os sete jogos em que o resultado final indicava uma posse de bola de diferença.

A série de confrontos diretos também foi apertada. Cada time venceu quatro partidas e, dentro destas quatro, um time massacrou o outro uma vez. Se os armadores de Utah ficarem saudáveis, a série deve ir para seis ou sete jogos. E o mando pode fazer diferença para Houston.

3. Denver Nuggets (2) x San Antonio Spurs (7)

Probabilidade de zebra: 28%

Enquanto confrontos de times 2 e 7 produziram apenas uma vitória do time azarão desde 2003 (Spurs sobre os Mavericks em 2010), esses times são mais parecidos do que suas campanhas sugerem. A experiência de playoffs pode contar bastante a favor dos Spurs. Times de pior campanha, mas com mais experiência vencerem 37% das séries de sete partidas desde 2000.

Esses fatores não devem ser exagerados; os Nuggets foram melhores na temporada regular, e derrotaram os Spurs por 28 pontos no último confronto das duas equipes. (Todas as outras partidas foram decididas por oito – ou menos – pontos. Denver é favorito, mas não duvidem dos Spurs e de Gregg Popovich.

4. Philadelphia 76ers (3) x Brooklyn Nets (6)

Probabilidade de zebra: 26%

Existe um asterisco do tamanho de Joel Embiid para fazer qualquer projeção para essa série. O pivô all-star dos Sixers disse para os repórteres, na sexta-feira, que ele não sabe se estará disponível para o primeiro jogo da série, que acontece hoje. Embiid está com problemas no seu joelho esquerdo. Embiid jogou todas as quatro partidas dos Sixers contra os Nets (duas vitórias para cada). No encontro mais recente, Philadelphia venceu em casa por 13 pontos.

Se os Sixers estiverem saudáveis, eles são claramente melhores que os jovens jogadores dos Nets, que tiveram um saldo de pontos negativo na temporada regular. Por outro lado, se Joel Embiid não estiver disponível, as coisas podem se complicar para Philadelphia.

5. Boston Celtics (4) x Indiana Pacers (5)

Probabilidade de zebra: 24%

Os Celtics e os Pacers tiveram apenas um jogo de diferença na sua campanha de temporada regular, e a diferença do seu saldo de pontos é a terceira menor entre as oito séries. No entanto, as estatísticas da temporada regular incluem 36 partidas nas quais os Pacers contavam com Victor Oladipo, inclusive as três vitórias e uma derrota dos Pacers para cima dos Celtics.

Desde que Oladipo teve uma lesão no quadríceps, que o tirou da temporada, os Pacers não são o mesmo time. Sem Oladipo, é bem provável que Boston se ajuste e vença a série.

6. Toronto Raptors (2) x Orlando Magic (7)

Probabilidade de zebra: 19%

Apesar de haver uma razão para acreditar que a melhora do Magic no fim da temporada regular, é difícil garantir que isso se estenderá para os playoffs. Historicamente, pelo menos isso não acontece. Orlando ter vencido dois e perdido dois jogos para Toronto pode ser até mais impressionante do que parece. As vitórias dos Raptors vieram por 14 pontos combinados, enquanto o Magic venceu um jogo por 14 pontos (sem Kawhi Leonard) e 29 (sem Kyle Lowry).

Com os dois saudáveis, claro que as chances de Orlando diminuem substancialmente.

7. Golden State Warriors (1) x LA Clippers (8)

Probabilidade de zebra: 8%

Por terem vencido os Warriors, na prorrogação, no Staples Center, em novembro – um jogo lembrado pelo desentendimento de Draymond Green e Kevin Durant – os Clippers têm uma pequena chance de vencer. LA perdeu por apenas dois pontos em dezembro, na Oracle Arena. Por outro lado, os dois últimos confrontos tiveram uma diferença de 55 pontos somados para os atuais bicampeões.

8. Milwaukee Bucks (1) x Detroit Pistons (8)

Probabilidade de zebra: menos de 1%

Os Bucks terminaram com o oitavo melhor saldo de pontos desde o ano 2000, segundo o portal Basketball-Reference.com, e os Pistons tomaram mais pontos do que marcaram na temporada regular. Esse é o quinto confronto mais desequilibrado da história das séries de sete partidas.

Milwaukee venceu todos os jogos contra Detroit na temporada regular, sendo três dos quatro por mais de 10 pontos. Blake Griffin, astro de Detroit, ainda não está confirmado para a primeira partida da série por conta de um problema no joelho, que o tirou dos últimos seis jogos da temporada regular. Por conta disso tudo, essa série tem tudo para ser qualquer coisa, menos competitiva.