<
>

LeBron fora dos playoffs? Harden vai seguir de 'outro planeta'? Veja no que ficar de olho na reta final da temporada da NBA

Depois de uma semana sem NBA, a Liga volta nesta quinta-feira. Alguns times já abriram mão da temporada, enquanto outros precisam dar a vida para seguir vivo nela.

Com pouco mais de 20 jogos restando para cada equipe e dois meses de ação na temporada regular, no que ficar de olho nessa reta final?

Listamos algumas coisas interessantes para vocês:

LeBron fora dos playoffs?

Desde 2005 a NBA não sabe o que é um playoff sem LeBron James. E desde 2010 a Liga não sabe o que é uma final sem o astro.

Pois bem, ambos correm sérios riscos de voltar a acontecer. O Los Angeles Lakers se encontra apenas em décimo na Conferência Oeste, com 28 vitórias e 29 derrotas, três jogos atrás dos Clippers, oitavo na tabela de classificação.

LeBron tem feito bons números (26,8 pontos, 8,6 rebotes e 7,6 assistências), mas algumas vezes ele tem mostrado pouco esforço na defesa. E o caos causado pelas propostas mirabolantes por Anthony Davis ainda parece estar afetando a forma como os jovens dos Lakers jogam.

Os Lakers têm 25 jogos restando. A busca para evitar a humilhação de ficar fora dos playoffs promete ser intensa e cheia de drama típico hollywoodiano.

Até quando vai a sequência de Harden?

James Harden está nos providenciando uma maestria ofensiva talvez jamais vista na história da NBA por alguém não chamado Wilt Chamberlain. Ele volta do All-Star Break com a segunda maior sequência da história com 31 jogos seguidos com ao menos 30 pontos.

O único com mais jogos seguidos com 30 pontos? Wilt Chamberlain: 65. Harden não conseguiria passar Wilt nesta temporada. Mas será interessante ver se o barbudo irá manter o ritmo durante as partidas restantes.

Até agora, todo esse esforço dele só conseguiu colocar o Houston Rockets em quinto no Oeste.

A briga por Zion

Enquanto uns lutam pelos playoffs, outros querem ficar bem longe deles. Phoenix Suns (11-48), New York Knicks (11-47), Cleveland Cavaliers (12-46) e Chicago Bulls (14-44) prometem uma briga forte pelas maiores chances da loteria do Draft, e, provavelmente, ter a chance de selecionar Zion Williamson.

“Leste”, but not least...

Durante muito tempo a Conferência Leste da NBA foi subestimada. Mas, justo agora que LeBron James saiu dela, ela parece estar mais forte do que esteve há pelo menos uma década.

Milwaukee Bucks (43-14), Toronto Raptors (43-16), Boston Celtics (37-21) e Philadelphia 76ers (37-21) todos têm chances de ficar como cabeça de chave número 1 nos playoffs. Os Pacers estão em terceiro na conferência (38-20), mas é difícil imaginar o time mantendo esse nível na parte final da temporada sem Victor Oladipo.

Fora que Giannis Antetokounmpo e Kawhi Leonard prometem também definir a briga pelo prêmio de MVP. Não seria impossível ter Ben Simmons ou Joel Embiid nesta lista, dependendo de como Philadelphia terminar.

Despedidas de Wade e Nowitzki

Quem viu, viu. Dwyane Wade e Dirk Nowitzki, duas lendas da NBA com carreiras dignas de Hall da Fama, fazem seus últimos jogos na Liga. Portanto, é hora de aproveitar para, caso você não tenha os visto até agora, dizer que acompanhou Dirk e D-Wade.