<
>

Michael Jordan em janeiro, Abdul-Jabbar em até cinco anos: o caminho de LeBron James para se tornar o maior cestinha de todos os tempos da NBA

LeBron James escreve seu nome na história da NBA ano após ano.

Em 2018-19, em sua primeira temporada com o Los Angeles Lakers, o ala já deixou para trás Dirk Nowitzki e, agora, Wilt Chamberlain para se tornar o 5º maior cestinha da história da liga.

Mas até onde ele pode chegar? Conseguirá se tornar o maior pontuador de todos os tempos, superando Kareem Abdul-Jabbar?

Depois dos 44 pontos que marcou na vitória sobre o Portland Trail Blazers, na noite de quarta-feira, ele está 867 pontos atrás de Michael Jordan, 4º colocado no ranking. Já a distância para Abdul-Jabbar é de 6.962 pontos.

A grande questão para LeBron é sua idade. O ala completará 34 anos no final de dezembro, mas, ao que tudo indica, ele pode cair de rendimento e ainda assim se tornar o maior pontuador da história.

Levando em conta a média de pontos que tem em sua carreira (27.2), e a quantidade média de jogos que disputou por temporada (77), as projeções indicam que LeBron terminará 2018-19 à frente de Jordan. Na verdade, se ele conseguir marcar 30 pontos por partida a partir de agora, superaria a lenda do Chicago Bulls em 11 de janeiro, quando enfrenta o Utah Jazz.

Se ficar na média atual que tem (27.6), a data será 17 de janeiro, contra o Oklahoma City Thunder. Caso faça 25 pontos por jogo, o dia de deixar Jordan para trás será 24 de janeiro, quando encara o Minnesota Timberwolves.

Mas voltando à média de sua carreira, de 27.2 pontos por partida, ele segue em ritmo para se tornar o maior cestinha da liga quando tiver 37 anos. Em 2019-20, deixará Kobe Bryant para trás. Karl Malone no ano seguinte até que, em 2021-22, ultrapassará Abdul-Jabbar.

Levando em conta uma queda na média de pontos e no número de jogos disputados por temporada, ele ainda poderia se tornar o maior pontuador de todos os tempos em 2022-23. Para isso, precisa fazer 20 pontos por partida até lá antes de deixar o basquete como o líder histórico.