<
>

Mesmo com LeBron nos Lakers, o Oeste é dos Warriors: as projeções de vitórias da temporada da NBA

play
Por que o Oeste? LeBron James responde sobre enfrentar o lado mais forte da NBA (1:11)

Novo astro do Los Angeles Lakers disse conhecer os altos e baixos da temporada e foca em construir hábitos vencedores (1:11)

O mercado foi intenso, movimentado, e a NBA 2018-2019 promete ser das mais divertidas, principalmente depois que LeBron James deixou o Cleveland Cavaliers e foi para o Los Angeles Lakers.

Nas últimas três temporadas, o critério usado era o RPM (mais-menos real) da ESPN, juntamente com uma projeção de jogos e o meu melhor palpite para prever a próxima campanha. Depois de grandes erros nas projeções de 2017-2018 para Boston Celtics, Indiana Pacers e Toronto Raptors, fizemos algumas mudanças no processo.

Como Andrew Johnson recentemente explorou no Nylon Calculus, jogadores que mudam de time tendem a ver seu RPM declinar, particularmente se eles estão acima da média ofensivamente. Por isso, eles agora passam a ser projetados separadamente dos jogadores que permaneceram na mesma equipe.

Além disso, a forma como os jogadores sem projeções de RPM foi redesenhada, e agora os números são manipulados usando suas perspectivas baseadas no sistema de projeção de jogador SCHOENE, que conta com 13 categorias para alisar um atleta. Assim, melhoramos a precisão de suas classificações defensivas.

As mudanças melhoraram o quão bem as projeções de RPM reduziam nas temporadas passadas usando os minutos reais jogados, tanto dentro quanto fora da amostra.

Inevitavelmente, a natureza imprevisível das lesões, as negociações durante a temporada, a aleatoriedade e os fatores que não podem ser quantificados pelo RPM significam que algumas equipes excederão ou ficarão aquém de suas projeções. No entanto, eles nos dão uma orientação inicial do que esperar da próxima temporada. Preparados? Veja abaixo, as projeções, conferência por conferência.

Conferência Leste

1. Toronto Raptors
Vitórias projetadas: 55,1

Os Raptors têm um histórico de superar as projeções, incluindo a última temporada, quando os números indicavam o sexto lugar no Leste, com 44,7 vitórias projetadas. Com a chegada de Kawhi Leonard, o Toronto se torna o time a ser batido no Leste - e o segundo melhor da liga -, mesmo com a perda de DeMar DeRozan.

2. Boston Celtics
Vitórias projetadas: 53,2

Pensando que o Boston ganhou 55 jogos na última temporada sem Gordon Hayward e com Kyrie Irving ausente em 22 jogos, vencer 53 confrontos em 2018-2019 pode até ser considerado um declínio. A mudança se dá em torno das projeções conservadoras para Hayward e tambem para Al Horford. Ou seja, há espaço para que os Celtics destruam essa projeção.

3. Philadelphia 76ers
Vitórias projetadas: 47,8

Algo similar acontecem com os Sixers, que venceram 52 jogos na última temporada, diante de uma projeção de 53. Um fator para encolher esse número é Joel Embiid, que deve entrar em quadra em 50 confrontos, 13 a menos do que em 2017-2018. Se ele permanecer saudável, Philadelphia pode fazer mais.

Bônus

12. Cleveland Cavaliers
Vitórias projetadas: 31,0

Com a renovação de contrato de Kevin Love como destaque, os Cavaliers contam com mais talento em seu elenco atual do que da última vez que LeBron James deixou a franquia, quando o time venceu apenas 19 vezes. No entanto, são apenas dois jogadores (Love e Larry Nance Jr) com projeções de RPM melhor do que 0,1. Serão tempos difíceis para a franquia retonar o caminho dos playoffs.

Conferência Oeste

1. Golden State Warriors
Vitórias projetadas: 58,6

Os Warriors ficaram a 4 vitórias das esperadas 62,6, muito por culpa das lesões. Por um lado, o elenco deve começar mais saudável nesta temporada. Do outro, o envelhecimento e a regressão dos números totais fazem com que as projeções sejam menores, 58,6, mesmo assim 3,5 vitórias à frente de qualquer outra equipe da liga.

2. Utah Jazz
Vitórias projetadas: 53,4

Em uma Conferência em que a briga pelo segundo time de elite é acirrada - e quase imprevisível -, o Utah sobe para a segunda posição, muito em parte pelo silêncio no mercado. Com Rudy Gobert na melhor forma, é razoável pensar que o elenco vai manter e força e melhorar o desempenho na próxima temporada.

3. Houston Rockets
Vitórias projetadas: 53,0

O time de melhor campanha na temporada regular em 2017-2018 dificilmente repetirá o feito agora. As projeções de RPM mostram que será complicado seguir no mesmo ritmo, especialmente depois das saídas de Trevor Ariza e Luc Mbah a Moute. As chegadas de Carmelo Anthony e James Ennis não tendem a compensar as perdas, e isso faz com que Houston caminhe para ter um rendimento inferior nas vitórias projetadas.

Bônus

9. L.A. Lakers
Vitórias projetadas: 41,2

Quando os Lakers assinaram com LeBron, fizemos as projeções preliminares de RPM, e o número era de 50 vitórias. Então, por que a expectativa caiu para 41? Nenhuma equipe teve tantos ajustes em relação aos jogadores que mudaram de time do que os Lakers, que projetam ter apenas 55% de seus minutos jogados pelos atletas que seguem no elenco (somente o Phoenix Suns tem projeção inferior neste aspecto). E nenhum atleta foi atingido mais forte do que LeBron, cujo RPM projetado caiu de plus-5,0 para plus-2,7. Embora a RPM ofensivo de LeBron tenha, de fato, aumentado quando ele se juntou ao Miami Heat em 2010-2011 (de plus-8,7 para plus-4,8), ainda é provável que ele supere essa projeção. Se LeBron cair apenas para plus-4.0, os Lakers passariam para o oitavo e poderiam brigar por uma vaga nos playoffs. No entanto, as contas sugerem agora que a franquia ainda está longe de desafiar os melhores times do Oeste.