<
>

NBA: Jogadores infelizes, futuro questionável; Kawhi por DeRozan é a troca certa na situação errada para Raptors e Spurs

play
NBA: Kawhi Leonard nos Raptors, DeMar DeRozan nos Spurs; qual time leva a melhor na troca? (1:25)

Times negociam acordo que pode mudar cenário da liga e encerrar 'novela Kawhi' (1:25)

A NBA acordou com uma notícia esperada há algum tempo: Kawhi Leonard não é mais jogador do San Antonio Spurs.

De acordo com o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ala será trocado - ao lado de Danny Green - para o Toronto Raptors por DeMar DeRozan, Jakob Poeltl e uma escolha protegida da 1ª rodada do draft de 2019.

Mas quais as consequências deste acordo? Levantamos alguns pontos para a troca que pode mudar o cenário da liga.


Jogador infeliz...

O primeiro argumento contrário à troca é o mais claro de todos: Leonard e DeRozan não estão muito felizes com o negócio.

De acordo com o repórter Chris Haynes, da ESPN, Kawhi não demonstra 'desejo' algum em jogar pelo Toronto Raptors. Mais que isso, desde o final da temporada passada, notícias surgiram afirmando que o ala quer assinar com o Los Angeles Lakers em 2019 - quando será free agent.

DeRozan está em situação parecida. Os Raptors prometeram, durante a Summer League, que ele não seria trocado. Com os rumores de que seria negociado por Kawhi, o camisa 10 de Toronto reclamou em seu Instagram: ''Ser garantido de uma coisa e o resultado acabar sendo diferente. Não posso confiar neles. Não existe fidelidade neste esporte. Eles desistem de você em troca de quase nada''.


Como assim, Toronto?

Apesar de ter a convicção que Kawhi é um dos melhores jogadores da liga, Toronto deve se questionar sobre os riscos de trocar a sua maior estrela por um atleta que, além de praticamente não ter atuado na última temporada devido a uma complexa contusão (e polêmicas com Gregg Popovich), estará livre no mercado após o término da próxima campanha.

Vale a pena ceder uma peça tão vital para a sua franquia - e sua cultura - em troca de uma grande incerteza? A perspectiva de ter Kawhi por apenas um ano pode denegrir o futuro de Toronto, que apostaria suas fichas em um possível ''aluguel'' de um ano.


Um achado de Pop

Quando a situação se acalmar, o negócio poderá ser visto como mais um grande momento do treinador Gregg Popovich.

A explicação é simples: Leonard não quer mais ficar em San Antonio. Por isso, seu valor no mercado caiu para a maioria dos times - principalmente com seu desejo de assinar com os Lakers em 2019. Mesmo assim, os Spurs levam uma grandes estrelas da liga em troca de um jogador infeliz.

Além disso, o futuro de DeRozan é mais 'certo'. Ele tem contrato por mais três temporadas e US$ 83 milhões. Valor bem menor quando comparado ao que seria pago em uma renovação com Leonard: um supermax de cinco anos e US$ 221 milhões.