<
>

Boston Celtics é o sétimo time a vencer 10 partidas consecutivas em casa nos playoffs da NBA; relembre as outras campanhas

Brad Stevens passa instruções para jogadores do Boston Celtics Getty Images

Com mais uma vitória no TD Garden, o Boston Celtics bateu um recorde importante na pós-temporada e entrou em um seleto grupo de times. No jogo 5 das Finais da Conferência Leste da NBA, o time venceu o Cleveland Cavaliers e se tornou o sétimo time na história da liga a vencer 10 partidas consecutivas em casa nos playoffs.

Mas os outros seis merecem ser lembrados, com grandes nomes da história do basquete e campanhas arrasadoras, essas franquias marcaram períodos da liga americana.

Portland 'abre' a contagem e leva o título - 1977

Recorde esse que o Portland Trail Blazers ‘abriu’ em 1977. A sequência foi iniciada ainda na primeira rodada, contra o Chicago Bulls, duas vitórias em casa.

Depois, passaram pelo Denver Nuggets nas semifinais, a vantagem de jogar em casa foi importante e venceram três em Portland.

Até baterem o Los Angeles Lakers nas Finais de Conferência, com uma 'varrida', série encerrada em 4 jogos. E também os três jogos em casa nas Finais, quando foram campeões enfrentando o Philadelphia 76sers.

Celtics marcam história com Larry Bird de MPV - 1986

O segundo time que igualou este recorde foi o Boston Celtics, comandado pelo ídolo da equipe, Larry Bird. A primeira rodada foi caracterizada por uma ‘varrida’ nos Bulls, duas vitórias em casa.

Seguida de vitória na série das semifinais de Conferência contra o Atlanta Hawks, que se estendeu até o jogo 6, com os Celtics garantindo mais três em casa.

Mais uma ‘varrida’, desta vez, no Milwaukee Bucks nas Finais da Conferência Leste. No final, o título chegou com quatro vitórias dentro de casa sobre Houston Rockets, numa série de 6 partidas. Destaque para o próprio Bird, que foi eleito o MVP da temporada.

Magic Johnson brilha com os Lakers até vencer Bird nas Finais - 1987

Logo no ano seguinte, foi a vez do Los Angeles Lakers comandado por Magic Johnson. A primeira rodada da pós-temporada foi uma ‘varrida’ dos Lakers em cima dos Nuggets.

Semifinais contra os Warriors e vitória por 4 a 1 na série, três jogos vencidos em casa. Enfrentaram nas Finais de Conferência o ‘extinto’ Seattle Supersonics, que se juntou aos Nuggets, sendo o segundo time varrido pelos Lakers nos playoffs. Nas Finais, jogaram contra os Celtics, série que colocou frente a frente Magic e Bird.

Os Lakers garantiram o título no jogo 6. Mas, até lá três vitórias em Los Angeles.

Detroit abre os 'anos 90' - 1990

A equipe de Detroit também garantiu a marca. Na primeira fase, três vitórias contra Indiana Pacers, duas em casa. Classificação contra New York e três partidas vencidas em casa.

Título da Conferência Leste contra os Bulls, com mais quatro em Detroit. E o próprio título da NBA, em uma série que foi até o jogo 5, vitória sobre Portland de 4 a 1.

Jordan com seu quarto título da NBA - 1996

Sob o comando de Michael Jordan, o time de Chicago bateu o Miami Heat em 1996, com uma ‘varrida’ na primeira etapa. Nas semifinais, três vitórias em casa contra os Knicks e classificação para as Finais de Conferência.

Passaram com facilidade contra o Orlando Magic, mais uma 'varrida'. Foram campeões em cima dos SuperSonics, série de 6 partidas com três vitórias em casa e Jordan como MVP.

Jazz 'fez bonito', mas não passou pelos Bulls - 1997

O Utah Jazz foi um dos protagonistas em 1997. Eles iniciaram a pós-temporada contra os Clippers, que resultou em varrida. Semifinais contra os Lakers, três vitórias em casa e série finalizada em 5 jogos.

O último passo antes das Finais foi contra o Houston Rockets, três vitórias em casa. Nas Finais, quase o título, garantiram duas vitórias em casa, mas não foram páreos para Jordan e os Bulls. O adversário foi mais uma vez campeão e o camisa 23, novamente MVP.

Celtics desfalcados, mas Brad Stevens comanda jovens que chegaram ao recorde - 2018

Nesta temporada, os Celtics reapareceram na lista. Primeira rodada contra os Bucks, série que se estendeu até o jogo 7, vencida por Boston, quatro vitórias em casa. Semifinais contra Philadelphia que terminou em 5 jogos, quatro vitórias do time celta, três em casa.

Garantiram o recorde quando venceram o terceiro jogo em casa nas Finais da Conferência Leste, contra Cleveland. Mas a temporada foi encerrada nesta mesma etapa, quando os Cavs venceram o jogo 7, eliminando os jovens dos Celtics.