<
>

Os Rockets se prepararam para encarar os Warriors, mas não estão prontos para Kevin Durant

O Houston Rockets se preparou, montou seu time pensando neste momento, mas encarou a simples realidade no Jogo 1 da série contra o Golden State Warriors: Kevin Durant ligou, oficialmente, seu 'modo Finais'.

E o camisa 35 dos Warriors já resolveu a primeira partida das finais do Oeste na NBA, e tentará fazer o mesmo nesta quarta-feira - 22:00 (horário de Brasília).

Ele fez 37 pontos, menos que os 41 de James Harden, mas foi mortal arremessando de média distância - tanto que, das 14 cestas que fez, apenas 3 delas foram atrás da linha de três.

A reação do próprio time deixou clara a mudança de Durant desde o momento em que a bola subiu para o Jogo 1.

"Gostamos de fazer a bola girar, mas Kevin é um grande luxo. Se uma jogada der errado, podemos dar a bola para ele", disse o treinador Steve Kerr. "Não existe ninguém na Terra melhor que ele pontuando."

E os Rockets tentaram parar o ala.

Jogadores menores que Durant, como Trevor Ariza e PJ Tucker falharam. Até mesmo o pivô Clint Capela se arriscou, mas não conseguiu acompanhar a agilidade do camisa 35.

Nos 10 jogos que havia feito até agora nos playoffs, Durant teve médias de 28 pontos, 8 rebotes e 5 assistências. O ala ainda tinha um usage rate de 31,1% na pós-temporada (porcentagem de vezes em que um time usa um jogador específico quando ele está em quadra). No Jogo 1, por exemplo, a estatística saltou para 37,1% - na partida, atrás apenas dos 39,6% de James Harden.

Apesar de ser apenas um jogo, o crescimento e a mudança de espírito de Durant já ficaram claros.

Nos playoffs de 2017, por exemplo, ele teve médias de 25.2 pontos, 7.8 rebotes e usage de 27,9% antes das Finais (2º usage do time, atrás dos 30,1% de Stephen Curry).

Assim que a série contra o Cleveland Cavaliers começou, as coisas mudaram. 35.2 pontos, 8.2 rebotes, 5.4 assistências (47,4% nas bolas de 3) e usage de 28,5% - o maior dos Warriors nos cinco jogos que garantiram o 2º título em três temporadas.

Os Rockets se prepararam para encarar os Warriors. Mas Durant já deixou claro que eles terão de fazer ainda mais.