<
>

Anderson Silva 'puxa orelha' de Adesanya e revela que dá dicas para Jon Jones fora dos octógonos: 'Campeão absoluto'

play
Anderson Silva defende legado de Jon Jones e afirma: 'Campeão absoluto do esporte' (1:13)

Brasileiro disse que sua história, assim como a do norte-americano estão intactas (1:13)

No Rio de Janeiro, se preparando para o UFC 237 (11 de maio), no qual vai enfrentar Jared Cannonier, Anderson Silva conversou com a imprensa antes daquela que será uma das últimas lutas de sua carreira, como ele mesmo disse: "É uma das últimas, com certeza. Mas estou muito feliz de lutar aqui (Rio)."

O lutador brasileiro de 44 anos tem uma moral no mundo da luta que é para poucos, e falou sobre Israel Adesanya, nigeriano de 29 anos, campeão interino dos pesos médios, que o derrotou no UFC 234 e agora vai enfrentar Kelvin Gastelum no UFC 236.

Em uma entrevista, Adesanya deu uma declaração polêmica sobre Jon Jones, dizendo que o vê como um "valentão de escola".

"Ele literalmente me lembra o que eu mais odiei na vida: 'bullies'. Eu fui vítima deles durante o ensino médio, quando estava chegando (à Nova Zelândia). Ele sabe que sou uma ameaça. Mas, adivinhe, e digo isso há algum tempo: se você quer me vencer, me vença ontem. A cada luta, eu fico melhor. Então, ele quer me derrotar logo no começo, quando ele sabe que só tenho um ano no UFC e ainda estou aprendendo".

Anderson Silva, nesta quarta-feira, falou sobre a declaração:

"O Adesanya está chegando. Apesar de ele estar com esse boom de vitórias, ele está chegando. E você acaba chegando em um espaço que você tem que entender como funciona. E ele, na minha visão como atleta, desrespeitou o Jon Jones. Lógico que, para o negócio, para o Dana (White, presidente do UFC)) é ótimo. Será um grande negócio para ele, independentemente de os dois lutarem ou não. Mas, existe a falta de respeito. Acho que ele passou um pouco do limite, mas com o tempo ele vai aprendendo a lidar com essas coisas."

A analise de Anderson seguiu e até imaginou um cenário com os dois se enfrentando, mas lembrou dos "velhos tempos":

"Tem que respeitar tudo o que o Jon Jones fez, são dois grandes lutadores, acho que no futuro, quem sabe, os dois podem até lutar, mas sou de uma época que você tem honra, respeita cada um com seu espaço e é a minha opinião"


Anderson Silva falou bastante sobre os dois (Jones e Adesanya) durante a conversa. Jon passou por problemas com doping assim como o brasileiro, e ele revelou conversas fora dos octógonos com o astro. Sobre o nigeriano, o Spider analisou sua próxima luta e falou sobre seu "brilhante" futuro. Confira:

Dicas para Jon Jones

"Tanto eu quanto o Jon Jones passamos por situação difícil no esporte, e você voltar depois de tudo o que a gente viveu é mais do que simplesmente amar o que você gosta. Você tem que ser uma pessoa muito especial. Eu tenho um carinho enorme por ele, sempre que eu posso a gente troca ideia, sempre estou passando um pouco da minha experiência em relação a conviver com esse mundo que é a luta, por trás das câmeras. E o Jon Jones tem tudo para criar uma grande história - ele já tem uma grande história nesse esporte, e é incontestável tudo o que ele já fez pelo esporte."

"Foram mais coisas boas do que coisas ruins. O Jon Jones tem todo o meu respeito e tenho certeza que ele é o campeão absoluto desse esporte."

Dicas para Adesanya

"Ele tem um grande caminho a percorrer. É um jovem atleta, talentoso, e tem muita coisa para aprender ainda, mas tem um futuro brilhante nesse esporte. Vou torcer para que ele consiga chegar aonde ele deseja. É um grande atleta, um menino do bem, e tem todas as armas para chegar lá."

"O problema de você estar sempre vencendo, falo por experiência própria, é que se você não tiver a capacidade de entender que você acaba se tornando um alvo maior, e que todo mundo vai querer acertar esse alvo, acaba complicando um pouco lá na frente. Eu acredito que o Adesanya tem um futuro brilhante, ele é um grande lutador. O Whitaker é o campeão, tem que ser respeitado. Ele tem que ter calma, muito cuidado com as escolhas, as decisões que ele toma, porque daqui para frente ele vai começar a ter algumas surpresas que estão fora do controle dele."