Facebook Twitter Google

Curiosidades
do RUGBY

Oferecido por Nova Amarok

Como tudo começou

Jogos em que artefatos esféricos eram usados com as mãos e os pés datam do início do primeiro milênio, de acordo com a Enciclopédia Britânica. Os gregos jogavam o episkyros. Os romanos adaptaram o esporte para o harpastum. Episkyros, inclusive, é apontado pela Fifa como um dos "pais" do futebol.

Dá para dizer que o rugby nasceu dessas formas ancestrais. O esporte, reza a lenda, começou a se desenhar em 1823, graças a um rapaz chamado William Webb Ellis. Durante um jogo de football, esporte que cada escola ou universidade tinha a sua forma de praticar, (o futebol, soccer, não existia também, as regras são de 1863), ele teria agarrado a bola com as mãos e corrido com ela, dando origem à nova modalidade. A história foi contada muitas décadas depois por um antiquário inglês, Matthew Bloxam. É o que os historiadores chamam de "mito fundador", e é o mito que a Federação Internacional usa.

O fato, que não tem comprovação, aconteceu na Rugby School, em Rugby, Warwickshire, na Inglaterra. Deu para perceber de onde vem o nome do esporte. Ah, a escola existe até hoje, é uma das entidades de ensino privadas mais antigas da Grã-Bretanha. E uma das mais caras também.

As primeiras regras, de acordo com a BBC, foram escritas por três outros alunos da Rugby School em 1845.

Frederick Stokes, o primeiro capitão da seleção da Inglaterra, é um dos famosos estudantes da Rugby School. Além de uma série de jogadores de rugby e críquete, a escola teve em suas salas Chris Brasher, campeão olímpico nos 3.000m com obstáculos na Olimpíada de Melbourne, na Austrália, em 1956, que viria a ser um dos criadores da Maratona de Londres.

Webb Ellis Cup

Comprovado ou não, Webb está na história como o criador do rugby. Em sua homenagem, o troféu dado ao campeão da Copa do Mundo é chamado de Webb Ellis Cup. Feito de prata, banhado a ouro, mede 38cm e pesa 4,5kg. Tem duas alças: em uma delas, está um sátiro – ou fauno -, ser mitológico meio homem, meio bode. Em outra, uma ninfa. Ao centro, os nomes “The Webb Ellis Cup”, que nomeia a taça, e “International Rugby Football Board”, referência à Federação Internacional.

Curiosamente, a seleção da Austrália, conhecida como Wallabies, apelidou a taça de “Bill” após a conquista da Copa do Mundo em 1991. Nos países de língua inglesa, “Bill” é um apelido comum para William, no caso, William Webb Ellis.

BOLA







RUGBY E...
BASQUETE?



  • James Naismith, o homem que inventou o basquete, só foi capaz de criar o novo esporte por causa do... rugby.

    O professor de educação física buscava uma maneira de fazer com que seus alunos mantivessem a forma durante o inverno no Springfield College, em Massachusetts, já que as baixas temperaturas os impediam de praticar esportes ao ar livre, entre eles, o rugby.
  • Pensando nisso, ele formatou um esporte que pudesse ser praticado em um local fechado, que exigisse habilidade manual com a bola e que o contato físico existisse, mas com um impacto menor que o rugby. Nascia, em 1891, o basquete.


O MESMO APITO,
A MESMA MOEDA





HINO





O TERCEIRO TEMPO






  • Charles Miller



VARIAÇÕES



  • Há dois tipos de rugby, com regras diferentes e instituições diferentes, o Union e o League. O League é uma dissidência do Union. Cada um deles tem várias modalidades. No caso do Union, existem o Rugby XV e o Rugby Sevens como variações das mesmas regras. O Beach, o Touch e o Tag são variações que podem ser feitas tanto do League como do Union. Rugby de Cadeira de Rodas e Subaquático não têm nenhuma relação com os demais.

    Ainda existem:


  • *Regulamentados pela Federação Internacional





SUCESSO DE PÚBLICO





COPA DO MUNDO





FATOS















Apoio/patrocínio/oferecimento:






  • Texto: Ricardo Zanei | Arte: Dalton Cara, Bárbara Resende, Gabriel Lucki | Colaboradores: Antônio Martoni e Victor Ramalho
    | Novos Negócios: Danilo Bodra | Programação: Thiago Gonzalez | Vídeo de abertura: Rugby In Slow Motion - BBC Earth Unplugged