É o cérebro do time. É ele quem "faz" a jogada, lançando a bola em profundidade, correndo com ela ou entregando nas mãos de outro jogador ao seu lado.
Não encostam na bola. Atuam formando uma barreira de proteção ao quarterback ou abrindo caminho para as corridas dos running backs. Fazem isso empurrando ou obstruindo a passagem dos adversários. Em casos excepcionais, os bloqueadores podem participar da jogada como recebedores. Mas isso tem que ser avisado ao árbitro antes da jogada começar.
Como diz o nome, são aqueles que correm com a bola nas mãos, recebendo-a do quarterback logo no começo de uma jogada.
Recebem lançamentos - geralmente em profundidade.
É a peça-chave do ataque, responsável por distribuir a bola, seja pelo alto, num lançamento para um recebedor, seja por terra, entregando a bola a um corredor. Em geral, a jogada a ser executada lhe é comunicada pelo técnico por meio de um pequeno receptor de rádio instalado dentro do capacete.
(C)
Fica no meio da linha de bloqueadores e é o responsável por iniciar a jogada, passando a bola por baixo das pernas ao quarterback (movimento chamado snap). Em seguida, passa a bloquear os adversários para proteger seu quarterback.
(LG para o da esquerda e RG para o da direita)
São dois, um de cada lado do center. Nas jogadas de passe, têm como tarefa bloquear os defensores adversários que tentarem atacar o quarterback. Nas jogadas de corrida, devem abrir espaços para a passagem do running back.
(LT para da esquerda e RT para o da direita)
São dois, cuidando das extremidades direita e esquerda da linha de bloqueadores. Assim como os guards, têm como tarefa bloquear os defensores adversários que tentarem atacar o quarterback. Nas jogadas de corrida, devem abrir espaços para a passagem do running back.
(RB)
Carrega a bola nas jogadas terrestres, recebendo-a diretamente das mãos do quarterback, num movimento chamado handoff. É uma posição que exige força, mas também destreza para “driblar” os defensores adversários.
(FB)
Geralmente forte e pesado, tem como função abrir caminho para o running back passar, empurrando quem quer que esteja à sua frente. Mas também pode receber passes curtos, proteger o quarterback e carregar ele mesmo a bola em jogadas curtas.
(WR)
São os encarregados de penetrar o território inimigo e, uma vez lá dentro, receber lançamentos do quarteback. Por isso, precisam ter velocidade, impulsão e mãos firmes.
(TE)
É um híbrido de bloqueador e recebedor de passes, conforme a jogada escolhida. Posiciona-se entre o offensive tackle e o wide receiver.
É a primeira linha de combate ao avanço adversário. Pode ter 3 ou 4 jogadores, de acordo com o sistema escolhido pelo treinador. Seu objetivo é derrubar quem estiver com a bola no começo de uma jogada.
Formam um segundo nível da proteção. Podem ser 3 ou 4, conforme o sistema adotado pelo técnico.
São os 4 jogadores responsáveis por proteger a retaguarda. Dependendo da jogada, os times podem também atuar com 5 homens na secundária (o que é chamado de nickel formation), substituindo um linebacker por um defensive back para proteger melhor o lance contra o passe.
(DE)
Posicionam-se nas duas extremidades da linha, encarando os offensive tackles adversários. São usados no ataque ao quarterback adversário e para impedir a passagem do running back.
(Dt)
Fica no miolo da linha defensiva. Podem ser um ou dois, de acordo com o sistema adotado pelo técnico. Quando há apenas um, ele é chamado de nose tackle (NT). Encaram os offensive guards adversários e formam uma barreira contra o running back.
São responsáveis tanto por parar o running back adversário que tenha conseguido penetrar ou contornar a linha de defesa, quanto por marcar os recebedores em caso de passes curtos no meio do campo. Também podem avançar para tentar o sack - ou seja, derrubar o quarterback antes de ele lançar a bola.
(CB)
Encarregado de marcar os wide receivers adversários para impedir que recebam passes. O cornerback pode desviar a bola ou segurá-la antes do adversário - a chamada "interceptação". Caso consiga isso, sua equipe ganha a posse de bola. Também cabe a ele derrubar um recebedor que eventualmente consiga receber um passe, evitando o avanço do adversário.
(SS)
Sua função é parar qualquer adversário que consiga ultrapassar a linha defensiva e os linebackers. Posiciona-se atrás dos linebackers. Nas jogadas aéreas, dá cobertura a um dos cornerbacks, tentando interceptar a bola, desviá-la ou derrubar o adversário que tiver feito a recepção do passe.
(fS)
É uma espécie de "líbero", que joga recuado, dando cobertura a um dos cornerbacks nas jogadas de passe ou avançando para tentar parar o running back adversário, no caso
das jogadas terrestres.
(LS)
É ele que inicia uma jogada de chute, passando a bola para trás, por baixo de suas pernas, em direção ao punter (no caso de chute de devolução) ou ao holder (se for um chute de pontuação).
(H)
É encarregado de receber a bola passada pelo long snapper e posicioná-la corretamente para o chute do kicker a chute.
(K)
Faz os chutes de precisão. Isto é, a tentativa de ponto extra (chute após um touchdown, que vale um ponto se passar entre as traves) e field goal (chute que vale três pontos, feito em qualquer momento da campanha de ataque).Também costuma ser o responsável pelo kick off (chute de início ou reinício de partida).
(p)
Encarregado da devolução de bola ao adversário. Seus chutes não visam anotar pontos, mas colocar o adversário em uma posição de campo longínqua.
(kr)
Sua função é receber a bola chutada pelo adversário em um kickoff ou punt e avançar com ela o máximo que puder no território adversário.