<
>

Questão de alma: estudo aponta Borussia Dortmund como o time da Europa com melhor 'experiência' para torcedor

O relatório divulgado pela consultoria britânica Brand Finances sobre o valor de marcas do futebol mundial recolocou o Real Madrid no topo do ranking, mas também determinou que é na Alemanha que o torcedor tem a melhor experiência em um estádio.

Para ser mais preciso, foi o Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund, que levou a melhor nota no quesito Matchday Experience, com uma pontuação de 74,1 de um máximo de 100.

Esta graduação é determinada a partir de diversos fatores, como a visão que o torcedor tem do campo, a proximidade de público ao gramado, e também a forma que o som reverbera por meio das arquibancadas.

É justamente por este quesito que o time alemão fica em segundo na avaliação de desempenho do estádio, atrás apenas do Real Madrid, que tem a melhor média total (74,3 contra 72,3 do Dortmund), e números melhores no “impacto no jogo” (72,0), já que é um estádio de grande capacidade e ainda sim compacto, o que ajuda na hora da torcida fazer a diferença.

Logo atrás do Borussia, na terceira posição, aparece o rival Bayern de Munique , clube que, segundo o estudo, tem o maior apelo para transmissão e parcerias (86,6).