<
>

O rebaixamento nas cinco grandes ligas europeias: quem caiu, quem subiu e quem ainda luta

A temporada europeia de futebol se aproxima do final. E como todo ano, a luta é intensa para mudar ou não de divisão – seja um sonhado acesso ou o temido rebaixamento.

Nenhuma das cinco grandes ligas do continente já definiu todas suas vagas. Na Espanha, por exemplo, ainda faltam quatro rodadas na segunda divisão, ao passo que a Itália dará início às quartas de final de seus playoffs.

Quem jogará na elite ano que vem?

Quais clubes caem de nível?

Como se decidem as vagas?

Saiba tudo nesse guia rápido sobre ascenso e descenso na Europa:

LaLiga (Espanha)


Já caíram: Huesca e Rayo Vallecano

Já subiram: --

Disputam rebaixamento: Girona e Celta

Disputam acesso: Osasuna, Granada, Albacete, Mallorca, Málaga, Cadiz, La Coruña, entre outros

Na Espanha, caem três e sobem três.

Com Huesca e Rayo condenados, a última posição da degola é disputada entre Girona e Celta. Os catalães têm três pontos a menos, além de seis gols de desvantagem no saldo e 15 gols marcados a menos.

Na prática, precisam vencer o Alavés fora de casa, torcer para derrota do Celta em casa para o Rayo Vallecano e ainda virar o critério de desempate. Difícil.

Na segunda divisão, por outro lado, nada definido, pois ainda faltam quatro rodadas.

Os dois primeiros sobem diretamente. No momento, são Osasuna (com 77 pontos) e Granada (com 71 pontos).

Do 3º ao 6º, classificam-se para playoffs que valem a última vaga. Albacete, Mallorca, Malaga e Cadiz ocupam as posições, com o tradicional La Coruña em 7º. O Las Palmas já está eliminado.

Premier League (Inglaterra)


Já caíram: Huddersfield Town, Fulham e Cardiff

Já subiram: Norwich, Sheffield United

Disputam acesso: Leeds United, Aston Villa e Derby County.

A Premier League já terminou e três rebaixados estão decretados: Huddersfield, Fulham e Cardiff City.

Na segunda divisão, as duas vagas diretas já foram preenchidas. Agora, três equipes disputam playoffs pelo acesso.

O Aston Villa eliminou o West Bromwich nos pênaltis na última terça, ao passo que Leeds United e Derby County definem a última vaga na decisão nesta quarta, às 15h40, com transmissão da ESPN e WatchESPN.

Bundesliga (Alemanha)


Já caíram: Nuremberg, Hannover

Já subiu: Colônia

Disputa rebaixamento: Stuttgart

Disputa acesso: Paderborn, Union Berlin, Hamburgo

Na Alemanha, são rebaixados dois clubes diretamente. O terceiro pior da elite disputa o "playoff de rebaixamento" contra o terceiro melhor da segunda divisão. Quem está no limbo é o Stuttgart, que não sai mais da 16ª colocação entre os 18 da Bundesliga.

Na “série B”, o Colônia já é campeão e tem retorno carimbado. Paderborn e Union Berlin disputam a segunda vaga direta na última rodada, com um ponto de desvantagem para a equipe da capital. Quem ficar em terceiro, joga a vida contra o Stuttgart.

O tradicional Hamburgo, que jogou a ‘segundona’ pela primeira vez nesta temporada, precisa reverter 21 gols de saldo e tem chances meramente matemáticas.

Serie A (Itália)


Já caíram: Chievo, Frosinone

Já subiram: Brescia, Lecce

Disputam rebaixamento: Empoli, Genoa, Udinese, Parma, Fiorentina, Bologna, Cagliari

Disputam acesso: Benevento, Pescara, Verona, Spezia, Cittadella e Perugia

Com duas rodadas restantes na Itália, dois clubes já estão condenados dos três a serem rebaixados. A última vaga ameaça até o 12º colocado, cinco pontos à frente do atual 18º, o Empoli.

Na segunda divisão, os dois melhores já garantiram o acesso. Agora, seis clubes jogam playoffs com apenas uma vaga de acesso disponível. As quartas de final começam nesta sexta, com Benevento e Pescara já classificados para as semifinais.

Ligue 1 (França)


Já caiu: Guingamp

Já subiram: Metz, Brest

Disputam rebaixamento: Dijon, Caen, Monaco, Amiens, Toulouse, Bordeaux

Disputam acesso: Troyes, Paris FC, Lens, Lorient

Na Ligue 1, caem dois diretamente – o Guingamp já está condenado –, enquanto o antepenúltimo joga playoff de rebaixamento. Dijon (31 pontos) e Caen (33 pontos) ocupam as vagas no momento, mas até o Bordeaux (38 pontos) está ameaçado com duas rodadas pela frente.

Na Ligue 2, os dois primeiros já garantiram vaga direta. O terceiro colocado Troyes está classificado para a semifinal do playoff de rebaixamento, onde enfrentará o vencedor do confronto entre 4º e 5º colocados da tabela, ainda não definidos.

Quem passar pela semifinal, joga a vida contra o 18º colocado da primeira divisão.