<
>

Barcelona: Arthur precisa recuperar sua melhor 'versão' para enfrentar Liverpool, diz jornal

O Barcelona segue a preparação para receber o Liverpool, no jogo de ida das semifinais da Champions League. Assim, o técnico Ernesto Valverde planeja os últimos ajustes e pode dar um papel importante ao brasileiro Arthur, caso o meia recupere a boa fase.

Segundo o colunista Ramon Besa, do El País, as últimas atuações do ex-jogador do Grêmio foram abaixo da expectativa, e elas significaram o bastante para gerar um “pulga atrás da orelha” do treinador.

Além disso, outras posições no time titular também estão indefinidas. Na lateral-direita, Sergi Roberto e Semedo disputam o posto. No ataque, Ousmane Dembelé tenta recuperar a boa forma a tempo entrar na “briga” com Philippe Coutinho para iniciar a partida entre os titulares.

Na publicação do jornal espanhol, o colunista destaca que a sequência de jogos pode ter prejudicado o desempenho do meia. As convocações frequentes para defender a seleção brasileira também pioram a situação do desgaste físico.

"Arthur perdeu a influência e também diminuiu sua posse de bola. O corpo do meio-campista não aguenta a carga de partidas que está sendo submetido e o fato acaba provocando uma habitual substituição aos 70 minutos de jogo, por Arturo Vidal". O episódio envolvendo a festa de aniversário de Neymar, em que Arthur esteve nas vésperas do clássico contra o Real Madrid, também não repercutiu bem dentro do clube. O atleta já se desculpou oficialmente.

Mesmo com o baixo rendimento nos últimos jogos, Arthur ainda é visto com bons olhos pelo técnico, companheiros e imprensa local. Na publicação, Besa destaca que o atleta pode ser escalado entre os titulares contra o Liverpool, se melhorar o desempenho.

“A situação é que Arthur é um futebolista indispensável para Valverde. Ele não tem um substituto no Barça. O brasileiro garante o controle da partida e tem o passe como fio do jogo, características próprias da equipe azul grana, circunstância que facilitou sua rápida adaptação após sua saída do Grêmio”, escreveu o colunista.

E o próprio Lionel Messi, astro do clube catalão, exatou o brasileiro em entrevista logo após as primeiras sessões de treinamentos que fizeram juntos.

"Os reforços que chegaram são todos muito bons, mas se tiver que escolher um eu fico com Arthur. Ele me surpreendeu. Não o conhecia muito, sinceramente. E, com suas devidas proporções, é verdade que tem o estilo de jogo muito parecido com o de Xavi, de querer jogar com a bola e saber que ele não vai perdê-la. É muito confiável. Tem o estilo que buscamos aqui", disse.

Além dele, Valverde também elogiou o meia.

“Ele tem características que casam muito bem com o estilo do clube. Em um outro lugar, talvez, ele teria mais dificuldades. Sua carreira deu um grande salto aqui e esperamos muitas coisas dele”, afirmou o técnico.

O primeiro confronto entre Barcelona X Liverpool pelas semifinais da Champions acontece na próxima quarta-feira, às 16h00 (de Brasília).