<
>

Premier League: Briga pelo título, G-4 e contra rebaixamento; TUDO que você precisa saber sobre as últimas rodadas

A temporada da Premier League terá um fim frenético nas duas pontas da tabela, com batalhas pelo título, por vaga na Champions League e pela permanência na primeira divisão inglesa.

Com alterações constantes após cada rodada, vamos falar sobre o que ainda está em jogo, e contaremos com a opinião de Leonardo Bertozzi, comentarista dos canais ESPN, que vai dar suas previsões e ‘pitacos’ sobre as últimas rodadas.

CORRIDA PELO TÍTULO

1. Liverpool (88 pontos em 35 jogos)
Ainda enfrenta: Huddersfield (c), Newcastle (f), Wolverhampton (c)

O Liverpool desta temporada quebrou o recorde da história do clube em pontos conquistados, mas é provável que eles precisem de um favor dos arquirrivais Manchester United se quiserem ser campeões, porque o Man. City está bem perto. O Liverpool também terá que superar um confronto de ida e volta contra o Barcelona, pela Champions League, enquanto o City descansará.

Bertozzi: Apesar de conciliar a reta final da Premier League com um difícil confronto com o Barcelona pela Champions League, o Liverpool parece sólido para vencer as três partidas que restam. Apenas o Wolverhampton, entre os rivais, ainda pode ter algo em jogo (o sétimo lugar e a possível vaga na Liga Europa). Favorito? Apenas se o Manchester City perder pontos no dérbi.

2. Manchester City (86 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Man United (f), Burnley (f), Leicester (c), Brighton (f)

Após conquistar uma vitória importante contra o Tottenham, o City só depende de suas forças para conquistar o bicampeonato da Premier League, e o maior obstáculo, ao que tudo indica, será o dérbi de Manchester. Agora que está fora da Champions League, será que essas semanas ‘livres’ antes do fim da temporada ajudará o City a conquistar seu objetivo?

Bertozzi: Vencer a "revanche" com o Tottenham era fundamental para deixar de lado a frustração pela eliminação na Champions League. O dérbi com o Manchester United tem ares de final: se vencer mais uma vez em Old Trafford, dificilmente o time de Pep Guardiola deixará escapar pontos nas outras partidas.

CORRIDA PELA CHAMPIONS LEAGUE

Os quatro primeiros colocados da Premier League estarão na fase de grupos da Champions League da próxima temporada; quinto e sexto irão para a Liga Europa.

3. Tottenham (67 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Brighton (c), West Ham (c), Bournemouth (f), Everton (c)

Três dos quatro jogos restantes do Tottenham nesta temporada serão no seu estádio novinho em folha, com o Brighton sendo o único jogo fora de casa. Dito isso, é bem provável que o time de Mauricio Pocchetino garanta uma vaga na fase de grupos da Champions League da próxima temporada. A questão é: será que as partidas contra o Ajax podem distrair o Tottenham da disputa nacional?

Bertozzi: Mesmo com a derrota para o Manchester City, a rodada teve boas notícias para o Spurs, já que nenhum rival direto venceu e apenas o Chelsea pontuou. Dos quatro jogos restantes, três são no novo estádio, onde o time tem sido impecável até aqui. Deve ficar com uma das vagas.

4. Chelsea (67 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Burnley (c), Man United (f), Watford (c), Leicester (f)

Os comandados de Maurizio Sarri pareciam estar fora da disputa há algumas semanas, mas agora estão no bolo. Junto com o Arsenal, eles têm a chance de chegar à Liga dos Campeões através da conquista da Liga Europa; O Chelsea enfrenta o Eintracht Frankfurt nas semifinais.

Bertozzi: O tropeço contra o Burnley colocou a vaga em risco, mas tudo pode mudar com um resultado favorável no domingo, contra o Manchester United. Fracassar em Old Trafford significaria direcionar quase todas as fichas para a Liga Europa, que dá vaga na Champions ao vencedor.

5. Arsenal (66 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Wolverhampton (f), Leicester (f), Brighton (c), Burnley (f)

A derrota inesperada do Arsenal para o Crystal Palace deixou as esperanças do time de garantir uma vaga na próxima Champions League por um fio – principalmente, porque três dos quatro jogos restantes são fora de casa, e o Arsenal venceu apenas duas partidas fora de casa desde 25 de novembro. Nenhum desses jogos parece simples, e o time de Londres ainda tem uma semifinal de Liga Europa a ser disputada contra o Valencia.

Bertozzi: Assim como o Chelsea, joga em duas frentes para retornar à Champions League. A inesperada derrota em casa para o Crystal Palace complicou as coisas. Apenas um dos quatro jogos restantes será no Emirates, e o retrospecto dos Gunners como visitantes não é muito animador.

6. Manchester United (64 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Man City (c), Chelsea (c), Huddersfield (f), Cardiff (c)

O United fará três, dos seus quatro jogos restantes, em casa. Mas a fase não é boa. A humilhação que o time de Solskjaer sofreu nas mãos do Everton veio logo depois da eliminação para o Barcelona. Jogando contra dois dos últimos três colocados nas partidas finais é favorável, mas suas chances de Champions League podem estar acabadas após as partidas contra City e Chelsea.

Bertozzi: A queda de rendimento e o momento mais difícil com Solskjaer chegam na pior hora possível. As duas últimas rodadas podem ser fáceis, mas antes disso será preciso superar Manchester City e Chelsea em casa. Não parece óbvio, pelas atuações recentes.

BATALHA CONTRA O REBAIXAMENTO

Os últimos três times da tabela serão rebaixados, e parece que o time que se juntará a Fulham e Huddersfield vai sair desta lista.

16. Southampton (36 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Watford (f), Bournemouth (c), West Ham (f), Huddersfield (c)

O time do Southampton tem partidas favoráveis quando analisamos os confrontos que Brighton e Cardiff terão. Uma sequência positiva de três vitórias em quatro jogos pode ter dado aos Saints aquele fôlego a mais que precisavam.

Bertozzi: Recuperados por Ralph Hassenhuttl, os Saints não devem precisar de muito para confirmar a permanência. Dos quatro jogos restantes, os duelos em casa com Bournemouth e Huddersfield parecem apostas seguras.

17. Brighton (34 pontos em 34 jogos)
Ainda enfrenta: Tottenham (f), Newcastle (c), Arsenal (f), Man City (c)

Um ponto valioso conquistado na partida contra o Wolverhampton, fora de casa, pode acabar se mostrando crucial pela briga do Brighton contra o Cardiff. Com tantos jogos difíceis para o Brighton, esse empate pode ser mais valioso no fim do que agora.

Bertozzi: A tabela inspira muitos cuidados - três dos quatro adversários restantes são do top-6. Melhor tentar algo contra o Newcastle, já salvo, para chegar a uma pontuação mais segura.

18. Cardiff City (31 pontos em 35 jogos)
Ainda enfrenta: Fulham (f), Crystal Palace (c), Man United (f)

Uma vitória contra o Fulham, na última rodada deste mês de abril, parece jogo de vida ou morte para se manter na Premier League. Na última rodada, o Cardiff ainda enfrenta o Manchester United em Old Trafford. Não será fácil.

Bertozzi: Vencer o rebaixado Fulham e o Crystal Palace é necessidade absoluta para o time galês, que vai a Old Trafford na última rodada. O saldo de gols não ajuda na competição com o Brighton. Ainda é favorito a cair.

19. Fulham (23 pontos em 35 jogos)
Foi rebaixado dia 2 de abril

20. Huddersfield (14 pontos em 35 jogos)
Foi rebaixado dia 30 de março