<
>

Liverpool é favorito contra o Barcelona em 'final antecipada' da Champions; veja as chances de cada time

play
20 minutos em 20 fotos: City e Tottenham fazem cinco gols no período e batem recorde da Champions (1:30)

Veja as melhores imagens do início de jogo eletrizante entre os ingleses (1:30)

Barcelona favorito ao título da Champions League? Nada disso. Segundo o FiveThirtyEight, site especializado da ESPN que calcula as probabilidades rodada por rodada de cada equipe nos principais campeonatos do mundo, o Liverpool é quem tem mais chances de levantar a taça ‘orelhuda’.

De acordo com o índice, a equipe inglesa tem 51% de probabilidade de avançar à final, contra 49% dos catalães. Quanto à conquista, os comandados de Klopp possuem 35% de chance, contra 34% dos atletas de Ernesto Valverde.

A diferença é pequena, verdade, mas não deixa de ser uma vantagem. Grande mesmo é a distância entre as duas semifinais, que faz do duelo mais badalado, na teoria, uma “final antecipada”.

O algoritmo dá apenas 16% de chance de título para o Ajax e 15% para o Tottenham, apesar da decisão ser realizada em jogo único.

Na semifinal entre holandeses e ingleses, vantagem para a equipe de Amsterdã, também por 51% a 49%. A próxima fase promete partidas muito equilibradas!

Curiosamente, o mando dos jogos de volta é dos favoritos: Liverpool e Ajax.

As previsões do FiveThirtyEight são baseadas numa versão substancialmente revisada do Soccer Power Index (SPI), índice de forças no futebol da ESPN. O algoritmo atualizado e adaptado traz informações de mais de 550 mil partidas disputadas desde 1888.