<
>

Conheça a origem da imagem de Messi e Cristiano Ronaldo se beijando, feita para celebrar a paz

play
No auge, qual o melhor: Cristiano Ronaldo, Messi ou Ronaldinho Gaúcho? (0:51)

ESPN Bom Dia analisou três dos grandes da história do futebol (0:51)

Na última segunda-feira, a revista francesa France Football, uma das mais importantes publicações sobre futebol no mundo, polemizou ao apresentar a capa de sua nova edição.

Ela possui uma ilustração dos atacantes Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, se beijando, com o seguinte questionamento: "Você é Messi ou Cristiano Ronaldo"?

O desenho foi baseado no beijo dado em 1979 por Leonidas Brezhnev e Erich Honecker, então líderes da União Soviética e da Alemanha Oriental, em uma foto histórica que até hoje é usada como analogia de "união dos polos".

O beijo em questão acabou inspirando o grafite "O amor é cego", inaugurado em Barcelona há dois anos e feito pelo artista italiano Tvboy. Ela fica no Paseo de Gràcia, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade catalã, em frente à loja da Apple.

Segundo escreveu o jornal Mundo Deportivo na época da inauguração da obra, em 2017, o desenho visa a "celebração da paz" e "dar uma perspectiva romântica na constante luta coletiva e individual entre Barcelona e Real Madrid".

A ilustração de Tvboy, por sua vez, foi baseada em uma pintura do espanhol Antonio de Felipe, conhecido por suas obras de pop art, que misturam elementos de futebol, quadrinhos, música e desenhos animados.

Para a matéria de capa, a France Football entrevistou jogadores e ex-atletas como o búlgaro Hristo Stoitchkov, o inglês Jamie Carragher, o francês Jean-Pierre Papin, o alemão Philip Lahm, o italiano Marco Tardelli e o holandês Arjen Robben.

Cada um teve que escolher um "lado": Messi ou CR7.