<
>

Acima de Van Dijk: estudo aponta Marcelo, do Lyon, como melhor no jogo aéreo nas ligas da Europa

Ele pode não ser conhecido do grande público, mas está fazendo barulho no Campeonato Francês. O brasileiro Marcelo Guedes é o melhor zagueiro do mundo no jogo aéreo nesta temporada – ficando à frente até do badalado holandês Virgil Van Dijk.

De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos), o atleta do Lyon lidera as cinco grandes ligas europeias em aproveitamento nas disputas pelo alto.

O defensor revelado pelo Santos tem 85,5% de aproveitamento na Ligue 1, ganhando 136 de 159 disputas nos 27 jogos que atuou nesta temporada.

Nem o zagueiro mais caro do mundo o supera. Contratado pelo Liverpool por 75 milhões de libras em 2018, Van Dijk fica na terceira posição, com 84,1%. O segundo colocado é Harry Maguire, do Leicester e da seleção inglesa, com 85,3%.

Outro brasileiro que se destaca na lista é Pablo, ex-jogador do Corinthians. O defensor do Bordeaux está na 5ª colocação, com 82,9%.

Felipe, ex-Corinthians, no topo

O centro de estudos também divulgou a lista dos melhores aproveitamentos no jogo aéreo em mais de 30 ligas europeias, considerando torneios de menor competitividade. E outro atleta que passou pelo Corinthians aparece.

Felipe, zagueiro do Porto, tem o mesmo aproveitamento de Marcelo (85,5%) e fica na segunda colocação geral.

O líder é o escocês Christophe Berra, de 1,90m. O atleta de 34 anos atua pelo Hearts, sexto lugar na Scottish Premiership, e possui 86,9% de aproveitamento.