<
>

Regulamento do Carioca é confuso? Conheça o campeonato mais bizarro da Europa

play
ESPN explica as regras do Campeonato Carioca - Não garantimos que você vá entender (2:31)

Mariana Spinelli cogitou os diferentes cenários com o passo a passo das fases (2:31)

As críticas e ironias a respeito do regulamento do Campeonato Carioca ganharam destaque nas últimas semanas. Mas não é só no futebol brasileiro que há campeonatos com sistemas de disputa confusos. Na Europa, a liga nacional da Bélgica talvez seja o maior exemplo disso. Nós te explicamos como a liga funciona.

O campeonato é formado por 16 times, que se enfrentam em dois turnos - o último colocado é rebaixado. Os seis primeiros irão disputar o título no playoff 1. Os times entre 7º e 15º lugar irão para o playoff 2.

Na chave do título, todas as equipes têm os pontos reduzidos pela metade e irão disputar dois turnos (dez jogos). Caso alguém tenha um número ímpar de pontos, este é arredondado para cima. Se ao término da competição, houver dois times com a mesma pontuação, há a redução de meio ponto de quem foi beneficado pelo arredondamento.

O campeão belga e o vice vão à Uefa Champions League, enquanto que o terceiro e o quarto garantem vaga na Liga Europa.

Até aí tudo bem, certo? Então vamos complicar

Playoff 2

Dois grupos de seis times são formados. No grupo A vão o 7º 9º, 12º e o 14º da classificação geral. No grupo B, irão o 8º, 10º, 11º, 13º e 15º.

Ainda faltam três times. Então vamos para a segunda divisão

Segunda divisão

São oito times que disputam o torneio de abertura e o de fechamento, cada um com 14 rodadas. Os dois vencedores de cada uma das partes irão fazer a final, que vale a vaga na primeira divisão. Se um mesmo time vencer os dois turnos, ele já estará garantido na elite.

Ou seja, há a possibilidade de um time tenha a melhor pontuação no agregado do torneio de abertura e fechamento e mesmo assim fique de fora da disputa pelo acesso. Isso ocorrerá se ele não ganhar uma das duas etapas da competição.

O time derrotado na decisão da segunda divisão, assim como as duas equipes de melhor desempenho na classificação geral (sem ser os finalistas) irão para... o playoff 2.

De volta à primeira divisão

Ou seja, os 12 integrantes do playoff da Liga Europa são nove times da primeira divisão (do 7º ao 15º) e mais três da segunda divisão.

Os vencedores de cada uma das duas chaves do playoff 2 se enfrentam em uma semifinal. O ganhador irá jogar com o quinto colocado do playoff 1 (aquele da disputa pelo título) por um lugar na Liga Europa.

Bizarrice adicional

Não bastassem a primeira e a segunda divisões do Campeonato Belga terem um regulamento confuso, ele ainda causou uma bizarrice. Isso porque o Mechelen, que já garantiu o acesso, encerrou sua participação na competição em 16 de março. Temporada encerrada? Ainda não.

O time está classificado para a final da Copa da Bélgica, na qual irá duelar com o Gent. A decisão estão marcada para 1º de maio – um mês e meio depois do último jogo do Mechelen.