<
>

Com Piqué e Xavi, Catalunha anuncia convocação para amistoso

Nesta quarta-feira, a seleção da Catalunha anunciou a convocação de seus jogadores para o amistoso contra a Venezuela, no dia 25, em Girona. Com Piqué e Xavi, aposentados da seleção espanhola, o time tem no elenco outros nomes formados no Barcelona.

Apesar de não ser filiada a principal entidade do futebol mundial, a seleção catalã realizará um amistoso na Data-Fifa pela primeira vez. A partida acontece em tempos de discussão sobre a independência da Catalunha, o que tem causado polêmica na Espanha.

Piqué é muito criticado por torcedores espanhóis devido ao seu posicionamento. O zagueiro já declarou ser favorável à independência e, após a Copa do Mundo de 2018, anunciou a sua aposentadoria da Seleção Espanhola. Xavi também não atua mais pela Espanha e hoje joga no Al-Sadd, do Catar.

Algumas equipes não liberaram atletas para o amistoso, alegando não querer correr riscos de lesões de seus atletas em uma partida não-oficial. Foi o caso de Gerard Deulofeu, revelado pelo Barcelona e que hoje atua pelo Watford, da Inglaterra. Times espanhóis, como Huesca, Rayo Vallecano e Valladolid também negaram a liberação de seus jogadores.

Além dos jogadores que foram vetados pelos clubes, a seleção da Catalunha não contará com aqueles que ainda atuam pela seleção da Espanha, como Jordi Alba e Sergio Busquets.

Outros jogadores de destaque do futebol europeu, além de Piqué e Xavi, foram convocados, como Marc Bartra, do Bétis, Aleix Vidal, do Sevilla.

Confira abaixo a convocação completa da Seleção Catalã:

Goleiros: Isaac Becerra (Nástic) e Edgar Badía (Elche)

Defensores: Martín Montoya (Brighton), Gerard Piqué (Barça), Marc Bartra (Beris), Aleix Vidal (Sevilla), Dídac Vilà (Espanyol), Marc Cucurella (Eibar) e Marc Muniesa (Girona)

Meio-Campistas: Víctor Sánchez (Espanyol), Xavi Hernández (Al-Sadd), Pere Pons (Girona), Óscar Melendo (Espanyol), Joan Jordán (Eibar), Àlex Granell (Girona), Oriol Romeu (Southampton) e Aleix García (Girona)

Atacantes: Sergio García (Espanyol), Bojan Krkic (Stoke City), Marc Cardona (Eibar)

Treinador: Gerard López (Valladolid)