<
>

Não é só Militão e Alex Telles: veja outros brasileiros que estão em alta em Portugal

play
Neres brinca sobre 1ª convocação e arranca risadas de jornalistas ao falar da máscara de Miranda (1:44)

Atacante respondeu de forma 'óbvia' sobre o objeto usado pelo zagueiro no treino desta segunda (1:44)

Amistoso da seleção brasileira em Porto e com a presença de dois jogadores que atuam na liga local: Éder Militão e o estreante Alex Telles. Aliás, ambos atuam no principal time da cidade. Mas eles estão longe de serem os únicos atletas do país verde e amarelo a aparecer com destaque no futebol local. Conheça outros:

O próprio Porto ainda conta com o zagueiro Felipe, que já foi convocado para amistosos em setembro de 2018 – atuou na vitória por 1 a 0 sobre El Salvador. Sempre titular desde que foi contratado em 2016, o ex-jogador do Corinthians é um dos pilares do time e ainda já contribuiu com dez gols com a camisa dos Dragões.

Já o atacante Tiquinho Soares é um dos casos de brasileiros que saem do país antes de alcançar alguma fama. O Porto o contratou no meio da temporada 2016-17 junto ao Vitória de Guimarães – naquela campanha, o jogador de 28 anos foi o vice-artilheiro do Campeonato Português, com 19 gols. Na última temporada, fez dez gols em 31 jogos oficiais. Em 2018-19, soma dez gols e duas assistências só na liga nacional. Estabelecido no ataque da equipe, ele virou um dos principais jogadores ofensivos de Portugal.

No Benfica, por sua vez, Jardel é uma referência. Desde o começo de 2011 no clube, ele foi alternando o banco e a titularidade, até que se firmou em 2014-15, somente atuando pouco em 2016-17. Atualmente, o atleta de 32 anos, que é capitão do time, está com uma lesão na coxa. No meio de campo, Gabriel, que chegou nesta temporada após se destacar no Leganes, se firmou como titular, após ter alternado na reserva.

Na linha de frente, Jonas já é um ídolo do clube. Artilheiro do Português em 2015-16 e 2017-18, o jogador de 34 anos vem se destacando de forma muito regular – ele soma impressionantes 136 gols em 174 jogos.

No Sporting, o goleiro Renan Ribeiro, ex-São Paulo e Atlético-MG, pode não ter alcançado o patamar dos jogadores já mencionados, mas vive grande momento no Sporting, ao qual chegou nesta temporada. Foi banco nos seis primeiros jogos do Português, mas tomou a posição de Romain Salin e se estabeleceu. Nas últimas cinco rodadas, sofreu apenas dois gols.

Já o volante Wendel, revelado pelo Fluminense, chegou no começo de 2018, com pouco espaço. Porém, foi chamando atenção e foi titular nas 12 últimas rodadas do Português.

Por fim, no Braga, o destaque do atacante Dyego Souza foi tanto a ponto de ele ter feito parte da mais recente convocação da seleção portuguesa. Há quase dez anos no país, ele é o vice-artilheiro desta edição do Português, com 14 gols.

O Brasil irá enfrentar o Panamá no sábado, às 14h (de Brasília), no estádio do Dragão, em Porto. Três dias depois, a equipe de Tite irá enfrentar a República Tcheca no Sinobo Stadium, em Praga, às 16h45. Esses são os primeiros compromissos da seleção canarinho em 2019.