<
>

Uefa Premier League: Ingleses estabelecem maior domínio nas quartas da Champions em dez anos

play
Alex Telles fala sobre classificação do Porto para as quartas da Champions League: 'Momento que jamais esquecerei' (0:43)

Lateral converteu pênalti na prorrogação contra a Roma (0:43)

É Uefa Champions League, mas pode chamar de Uefa Premier League.

Nada menos do que quatro dos oito quadrifinalistas vêm da Inglaterra. A competição não conhecia tamanho domínio por uma nação desde 2008-09, quando justamente quatro representantes da Terra da Rainha tinham chegado nesta fase.

Desde então, no máximo três equipes do mesmo país tinham ficado entre os oito melhores de uma edição.

Para que tal cenário se configurasse, Tottenham (4 a 0 no placar agregado sobre o Borussia Dortmund) e Manchester City (10 a 2 sobre o Schalke 04) tiveram vida tranquila. Já o Manchester United conseguiu uma virada espetacular diante do Paris Saint-Germain, diante do qual perdeu por 2 a 0 na Inglaterra e venceu por 3 a 1 na França. Por fim, o Liverpool superou o Bayern de Munique em plena Allianz Arena por 3 a 1, após ter empatado sem gols em casa.

Há dez anos, O Chelsea eliminou o Liverpool nas quartas de final. O Manchester United despachou o Porto, enquanto que o Arsenal superou o Villarreal. Nas semis, o United venceu o clássico com o Arsenal, e o Chelsea caiu para o Barcelona, que seria o campeão: 2 a 0 na final sobre os Red Devills. Este confronto, inclusive, foi a única decisão de Champions que teve Lionel Messi x Cristiano Ronaldo - algo que pode se repetir em 2018-19.

Se está boa para os ingleses, esta edição é péssima para os alemães. Os três representantes que estavam nas oitavas de final – já mencionados – foram eliminados. Antes disso, o Hoffenheim havia caído na fase de grupos. É a primeira vez desde 2005-06 que não há representantes germânicos nas quartas do principal torneio de clubes do continente.

Além disso, o torneio tem um holandês entre os oito principais pela primeira vez desde 2006-07, temporada em que o PSV Eindhoven acabou eliminado neste estágio pelo Liverpool.

O sorteio dos confrontos da próxima fase ocorre nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília).