<
>

Uefa Champions League: Messi, Sterling e Reus são algumas das dicas para os jogos de volta das oitavas

É hora de ver quem irá avançar às quartas de finais da Uefa Champions League! Os jogos de volta das oitavas ocorrerão nas próximas duas semanas, e, para montar o time no Fantasy, temos a vantagem de ter visto todas essas equipes jogarem umas com as outras nos confrontos de ida no último mês.

Apesar de o Barcelona ter empatado sem gols contra o Lyon, Lionel Messi terminou com 21,4 pontos, a maior pontuação entre todos os atacantes nível 1. O argentino finalizou nove vezes naquele jogo e criou seis oportunidades. Além disso, o Barça é o segundo maior favorito nesta rodada. Messi continuará sendo meu atacante nível 1 e capitão do time.

O maior favorito é o Manchester City, que derrotou o Schalke 04 por 3 a 2 no primeiro jogo. Entretanto, esse placar não refletiu o que aconteceu no jogo, já que os dois gols dos alemães vieram de cobranças de pênalti. Se desconsiderarmos tal aspecto, veremos que a partida foi toda dos ingleses, com 66,3% de posse de bola e uma vantagem de 21 a 5 em finalizações – apesar de o zagueiro Nicolás Otamendi ter sido expulso aos 23min do segundo tempo.

Raheem Sterling marcou um gol (o da vitória) e finalizou quatro vezes. Ele também está tendo um ótimo rendimento na Premier League, e está em sexto lugar no total geral de pontos no Fantasy. Além disso, o Schalke está em uma fase terrível na Bundesliga – 14º na tabela, vindo de uma derrota em casa por 4 a 0 contra o 11º colocado Fortuna Düsseldorf, precedida de uma derrota por 3 a 0 contra o 12º colocado Mainz. Sterling continuará sendo meu meio-campista nível 1 nessa semana.

Mudanças forçadas

Eu tenho que substituir pelo menos dois jogadores da minha escalação anterior na Champions, pois Paul Pogba e Sergio Ramos estão suspensos para os jogos de volta de suas equipes.

O Borussia Dortmund também não está em sua melhor fase na Bundesliga, vindo de uma derrota por 2 a 1 contra o 15º colocado Augsburg na sexta-feira. Os aurinegros alemães ainda estão em primeiro lugar na tabela, mas agora estão empatados com o Bayern de Munique , à frente apenas pelo saldo de gols. Além disso, eles perderam por 3 a 0 o jogo de ida contra o Tottenham em Londres.

Entretanto, Marco Reus perdeu o primeiro jogo por causa de uma lesão. Ele ficou de fora por um mês, mas voltou contra o Augsburg e quase marcou um gol em uma de suas duas finalizações. Reus está voando na Alemanha nessa temporada – 13 gols, seis assistências, e segundo lugar no total de pontos apesar de só ter jogado 20 dos 24 jogos possíveis. O Dortmund enfrentará uma tarefa árdua ao tentar virar essa desvantagem por 3 a 0, mas eles são favoritos pelo menos para ganharem o jogo em casa, então Reus será meu meio-campista nível 2.

Jordi Alba fez uma boa partida contra o Lyon no primeiro jogo, com três chances criadas e 69 passes completados, terminando com 14,4 pontos. O espanhol conseguiu uma pontuação de dois dígitos em todos os seis jogos que disputou da competição até agora nesta temporada, e ele é o terceiro colocado entre os defensores em LaLiga, atrás apenas de Sergio Ramos e de seu companheiro Gerard Piqué.

Piqué não foi bem no primeiro jogo contra o Lyon, com apenas 49 passes completados e uma pontuação final de 8,4. Além disso, o zagueiro espanhol terminou com pontuação de só um dígito em três das seis partidas da Champions que jogou. Alba será meu defensor nível 1 desta semana.

Um jogo de paciência

Gabriel Jesus está disponível como atacante nível 2. E com o Manchester City sendo forte favorito, diante da situação devastadora do Schalke, eu acho que vale a pena esperar e ver se ele será titular na próxima terça-feira.

Jesus voltou recentemente de lesão, saindo do banco para entrar no finalzinho do jogo na vitória do City por 1 a 0 sobre o Bournemouth, no sábado. É mais provável que Sergio Agüero comece contra o Schalke, mas eu não me surpreenderia se Jesus viesse em seu lugar. Agüero jogou muitos minutos durante a ausência de Jesus. E acho possível que Guardiola deixe o brasileiro para o duelo contra o Schalke e coloque o argentino como titular contra o Watford no próximo sábado, já que o City está em uma disputa acirrada pela liderança da Premier League.

Guardiola já colocou Jesus nos 11 iniciais quatro vezes nesta Champions, e o atleta marcou um hat-trick em casa contra o Shakhtar Donetsk. Se Jesus não começar como titular, você ainda terá algumas boas opções para escolher como atacante nível 2, já que ainda teremos quatro dos oito jogos desta rodada para acontecer.

Outras escolhas

Sergio Busquets, Barcelona (meio-campista nível 3): Não espere ver gols, pois Busquets não marcou em 25 partidas que jogou no Espanhol e em sete na Champions. Mas o Barcelona teve uma posse de bola de 62,5% em Lyon, e Busquets completou 100 passes, terminando com 16,7 pontos. O nível 3 não está exatamente lotado de artilheiros, então vou com um jogador deste quesito que tem mais chances de fazer uma boa pontuação.

Manuel Akanji, Borussia Dortmund (defensor nível 2): Akanji também não esteve presente no jogo de ida contra o Tottenham, mas voltou de lesão no final do mês passado, e completou 117 passes no jogo contra o Augsburg. Ele ficou com uma média de 110,5 em suas quatro aparições na Champions 2018-19, nunca terminando com menos de 12,8 pontos. E o Dortmund deve buscar muito a posse de bola em casa contra uma equipe que está tentando proteger uma vantagem por 3 a 0 do jogo de ida.

Ederson, Manchester City (goleiro): Se o Schalke não conseguiu marcar contra o Fortuna Düsseldorf e contra o Mainz nas últimas duas semanas (e em um empate sem gols em um jogo contra o 13º colocado Freiburg antes disso), então eu não espero que consiga marcar gols contra o Manchester City, a não ser que receba mais alguns pênaltis.