<
>

Borussia Dortmund vence Bayer Leverkusen no sufoco com gol de Götze e mantém liderança do Alemão

Pressionado pela boa fase do Bayern de Munique no Campeonato Alemão, o líder Borussia Dortmund fez o dever de casa e venceu o Bayer Leverkusen neste domingo, por 3 a 2, em confronto válido pela 23ª rodada do torneio. Com a vitória, a equipe auri-negra manteve a vantagem na liderança da competição. O Borussia soma 54 pontos, contra 51 do atual campeão da Bundesliga.

Já o Bayer Leverkusen caiu da 6ª para a 7ª posição com a derrota e saiu da zona de classificação para a Liga Europa. Com 36 pontos, o time comandado por Peter Bosz foi ultrapassado pelo Eintracht Frankfurt, que venceu o Hannover fora de casa também neste domingo.

Em jogo muito movimentado, o Borussia abriu o placar na primeira etapa com Zagadou. Os visitantes empataram com Volland, mas rapidamente voltaram a ficar atrás do marcador após belo tento de Sancho. No segundo tempo, Mario Götze ampliou para os mandantes e encaminhou a vitória. O Leverkusen ainda descontou com o zagueiro Tah, mas a reação parou por aí.

Os gols

Passando os primeiros 25 minutos de superioridade do adversário, o Borussia cresceu na partida e não demorou para abrir o placar. Aos 30 minutos, após cobrança de escanteio de Raphaël Guerreiro, Zagadou se desvencilhou da marcação e marcou. A bola veio baixa, na altura do pé do camisa 2, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Após o gol, a partida ficou mais aberta, com as equipes buscando o gol com mais agressividade.

A equipe de Leverkusen respondeu a altura. Após boa tabela com Havertz, Volland bateu da altura da meia-lua, a bola foi rolando devagar mas entrou no canto direito do gol de Burki.

Os visitantes, porém, tiveram pouco tempo para comemorar. Na jogada seguinte ao empate, aos 37 minutos, Diallo fez bom cruzamento na lateral esquerda. A bola cruzou toda a área e encontrou Sancho, livre no lado direito. O meia acertou um belo chute de primeira e recolocou os mandantes na frente do placar.

Na segunda etapa, as equipes continuaram abertas. Aos 14 minutos, o Borussia chegou ao terceiro gol. Após cruzamento de Hakimi desviado na defesa, a bola sobrou para Mario Götze na entrada da área. O atacante alemão bateu de primeira no canto direito para ampliar.

Quatro minutos depois, Paco Alcácer saiu livre na frente do goleiro, driblou e empurrou para o gol. O lance, porém, foi anulado pela arbitragem devido à impedimento e a partida seguiu 3 a 1.

Correndo atrás do placar, o Leverkusen voltou a ter uma grande chance aos 19 minutos. Em cabeçada contra a própria meta de Hakimi, Burki fez uma grande defesa e evitou o gol contra. Dez minutos depois, foi o zagueiro Tah, dos visitantes, que cabeceou para o gol, mas dessa vez, sem chance para o goleiro. 3 a 2.

A reação da equipe de Leverkusen, porém, parou por aí.

Na próxima rodada, o Borussia visita o Augsburg, na próxima sexta-feira (01/3), às 16h30. Já o Leverkusen recebe o Freiburg, no sábado (02/03), às 11h30.