<
>

CBF sugere VAR em todos os jogos do Brasileiro, uma troca de técnico por ano e Supercopa do Brasil

play
O que é mais importante para um técnico no futebol brasileiro? Comentaristas do ESPN Bom Dia comentam características (3:10)

Estilos de jogos propostos por treinadores dos grandes clubes do país são analisados pelo elenco do programa (3:10)

A Confederação Brasileira de Futebol irá apresentar medidas buscando o avanço na principal liga do futebol nacional, conforme anunciou a entidade em nota publicada na noite desta quinta-feira. As pautas, que se dão em diferentes aspectos, serão enviadas ao Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro nesta sexta.

Uma delas é a implementação do árbitro de vídeo em todos os 380 jogos da competição. “A CBF assumirá, integralmente, os custos com tecnologia e infraestrutura, cabendo aos clubes apenas o pagamento das despesas com o capital humano, como ocorre, tradicionalmente, com as equipes de arbitragem”, diz nota da entidade.

Outro aspecto peculiar é a ideia de limitar em apenas uma troca no comando técnico de um clube durante o Campeonato Brasileiro. "Essa medida vai ajudar os clubes a racionalizarem sua gestão e a médio prazo permitirá a redução de custos”, disse o diretor executivo de gestão da CBF, Rogério Caboclo.

Há ainda a proposta de limitar também a quantidade de jogadores inscritos na competição: 40.

Sálvio Spinola: VAR ou não VAR no Brasileirão 2019?

A arbitragem é outro tópico, e a CBF sugere uma "campanha educativa" buscando maior respeito aos árbitros e às regras do jogo. "O objetivo é garantir mais tempo de bola rolando, menos punições disciplinares e um melhor produto para o público", aponta o comunicado.

Por fim, a CBF planeka introduzir já na abertura da temporada do futebol nacional em 2020 a Supercopa do Brasil, que envolveria um jogo único entre o campeão da Série A e da Copa do Brasil, em local previamente definido.