<
>

Leeds toma multa de quase R$ 1 milhão após Bielsa confirmar espionagem na Inglaterra

No último mês, o fato de um espião do Leeds United ser visto acompanhando o treino do Derby County, que era o adversário seguinte na segunda divisão do Campeonato Inglês, caiu como uma bomba na "Terra da Rainha".

O técnico do Leeds, Marcelo ‘Loco’ Bielsa, confirmou a espionagem em um caso que repercutiu no futebol mundial. Ele, inclusive, disse usar a tática desde a Copa do Mundo de 2002.

Por causa disso, sua equipe levou uma punição de 200 mil libras (R$ 964 mil).

O Leeds é o terceiro colocado da competição com 61 pontos, dois a menos do que Sheffield United e Norwich City. O time de Bielsa, porém, tem uma partida a menos do que os rivais e pode retomar a liderança.

Veja o comunicado do Leeds em seu site:

Depois de finalizar suas investigações sobre o incidente no campo de treinamento do Derby County na quinta-feira, 10 de janeiro, a Liga chegou à conclusão de que a conduta conduzida pelo Leeds United em observar as sessões de treinamento dos oponentes é uma violação da Regra 3.4.

A Regra 3.4 estabelece que 'em todos os assuntos e transações relacionadas à Liga, cada clube deve se comportar em relação ao outro clube e à Liga com a máxima boa-fé'.

O Leeds United cooperou totalmente com as investigações e, após uma revisão abrangente de todas as evidências fornecidas, o clube agora admitiu formalmente uma violação da Regra 3.4.

Como conseqüência, o clube foi multado em 200.000 libras (incluindo uma contribuição para os custos) e recebeu uma reprimenda formal e advertiu que a conduta do clube ficou significativamente aquém dos padrões esperados e não deve ser repetida.