<
>

Manchester United x Liverpool em campo e o City de volta ao topo: o novo Power Ranking da Premier League

play
Salah: 'Vencer a Premier League seria algo imenso para o Liverpool, cidade e torcida' (1:54)

Em entrevista exclusiva a João Castelo-Branco, o astro dos Reds admitiu que existe pressão para conquistar o campeonato, mas pediu calma: 'Só precisamos vencer os jogos' (1:54)

A temporada da Premier League está chegando em sua reta final, e a disputa pelo título ficou ainda mais acirrada.

No último final de semana de fevereiro, o maior clássico do futebol inglês coloca dois gigantes frente a frente: Manchester United e Liverpool entram em campo no domingo, às 10h50 (de Brasília), com transmissão exclusiva da ESPN Brasil e WatchESPN.

Para que você fique sabendo como estão os competidores no atual momento da competição, o o ESPN.com.br organizou mais uma vez as forças do campeonato nesta edição do Power Ranking!


1. Manchester City
Ranking anterior: 2º

O Manchester City de 2019 é um rolo-compressor. Vitória importantíssima sobre o Liverpool e massacre por 6 a 0 contra o Chelsea foram dois dos jogos que exemplificam o momento dos Citizens. Em sete partidas, só uma derrota (para o Newcastle), 20 gols marcados e apenas quatro sofridos para o líder da Premier League – que ainda tem um jogo a mais que o Liverpool.


2. Liverpool
Ranking anterior: 1º

Eram sete pontos de vantagem na virada do ano. Mas o Liverpool tropeçou três vezes e viu o Manchester City – que venceu o duelo direto em janeiro – tomar a liderança da Premier League de volta. Os Reds têm um jogo a menos que os Citizens, mas a sensação de que o título estava perto acabou.


3. Tottenham
Ranking anterior: 3º

O Tottenham perdeu Harry Kane, Heung-min Son (que já voltou), Dele Alli… e ainda assim segue em grande fase. O time de Maurício Pochettino segue no 3º lugar, mas a distância para o líder caiu de nove para cinco pontos em 2019 – depois de cinco vitórias e uma derrota em seis rodadas.


4. Manchester United
Ranking anterior: 4º

“Conseguir uma vaga para a Champions League seria um milagre”, foi o que disse José Mourinho. Bom, para o azar do português, Ole Gunnar Solskjaer precisou de algumas semanas para transformar o milagre em realidade. Em seis jogos, cinco vitórias e um empate. E o principal, o United pulou da 6ª posição para a 4ª.


5. Arsenal
Ranking anterior: 6º

Unai Emery segue com o “perde-ganha” no Arsenal. Assim, a briga pela próxima Uefa Champions League esquentou e tem novo integrante, o “imparável” Manchester United. Hoje em quinto, o time gunner tem dois jogos em casa contra rivais mais fáceis (Southampton e AFC Bournemouth) antes do dérbi com o Tottenham e a “final” contra o United no Emirates Stadium.


6. Chelsea
Ranking anterior: 5º

O que será de Maurizio Sarri? A campanha irregular do Chelsea nesta temporada não joga a favor do técnico italiano, e a vaga na próxima Uefa Champions League virou “obrigação” – seja via Premier League ou com título da Liga Europa - para quem sabe ele ter um novo ano em Stamford Bridge.


7. Wolverhampton
Ranking anterior: 8º

A temporada toda tem sido assim: depois do ‘top six’, vem o Wolverhampton. Em 2019, são três vitórias, duas derrotas e um empate – e ainda o sétimo lugar na tabela. A questão é que os grandes da Premier League – ou a maioria deles – seguem em nível superior ao dos Wolves, o que não deixa o esquadrão português de Nuno Espírito Santo pensar em Europa League.


8. Watford
Ranking anterior: 9º

O Watford segue fazendo uma campanha sólida, mas é difícil a equipe sonhar em algo além do meio de tabela. Em seis jogos disputados em 2019, duas vitórias, uma derrota e três empates: ou seja nove de 18 pontos conquistados. Quer algo mais meio de tabela do que isso?


9. Everton
Ranking anterior: 13º

Quatro derrotas nos últimos cinco jogos, e o Everton segue com sua péssima campanha na Premier League. Marco Silva está sob pressão da torcida - já recebeu vaias em Goodison Park -, e o alto investimento não se reverte em resultados. Uma vitória sobre o Liverpool na rodada de Carnaval, porém, pode fazer a rodar finalmente girar.


10. Bournemouth
Ranking anterior: 12º

O time comandado por Eddie Howe é quase imbatível em casa, mas segue praticamente sem somar pontos como visitante. Assim, o meio da tabela é o destino.


11. West Ham
Ranking anterior: 10º

O West Ham venceu apenas uma vez em seis jogos disputados no ano – com três empates e duas derrotas. Isso pode ter afetado as esperanças do time de se aproximar de uma vaga para a Europa League, mas não foi o bastante para fazer o rebaixamento se tornar uma ameaça.


12. Leicester
Ranking anterior: 7º

O Leicester abriu 2019 no 8º lugar, mas a situação do time mudou completamente depois de seis jogos. Com apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas, os Foxes agora ocupam a 12ª posição e vê as chances de uma vaga para torneios continentais se afastarem cada vez mais.


13. Burnley
Ranking anterior: 17º

Finalmente o time de Sean Dyche acordou na temporada! Com sete jogos de invencibilidade na Premier League (quatro vitórias e três empates), o Burnley deixou a zona de rebaixamento e respirou. As próximas semanas, porém, prometem duelos complicadíssimos: Tottenham (casa), Newcastle (fora), Crystal Palace (casa) e Liverpool (fora).


14. Crystal Palace
Ranking anterior: 11º

O time londrino já conseguiu façanhas nesta edição do Campeonato Inglês - como vencer o Manchester City fora de casa -, mas ainda segue na luta contra o rebaixamento.


15. Newcastle
Ranking anterior: 16º

O Newcastle foi o único time a bater o Manchester City na Premier League em 2019. Mas isso não mudou muito a situação do clube na tabela. Em sete rodadas, duas vitórias, três derrotas e dois empates, e a distância de três pontos para a zona de rebaixamento é, agora, de apenas dois.


16. Southampton
Ranking anterior: 14º

Os Saints seguem tentando se afastar da degola, mas as primeiras semanas de 2019 não ajudaram muito. Foram duas vitórias, três empates e apenas uma derrota, mas o Southampton agora tem o desprazer de ocupar uma das vagas da zona de rebaixamento.


17. Cardiff
Ranking anterior: 18º

Um 2019 de luto para o time galês com a morte trágica de Emiliano Sala, seu reforço mais caro. As vitórias nas últimas duas rodadas deram um alento ao clube e seus torcedores, mas a briga contra a degola seguirá provavelmente até a última rodada.


18. Brighton
Ranking anterior: 15º

Sinal amarelo ligado! São seis partidas sem vencer na Premier League (dois empates e quatro derrotas), e o BHA está apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. Duelos fora de casa contra Leicester e Crystal Palace além de receber o lanterna Huddersfield mostrarão se a equipe de Chris Hughton finalmente reagirá no torneio.


19. Fulham
Ranking anterior: 19º

Com a pior defesa da Premier League (58 gols sofridos em 26 partidas), o Fulham está cada mais fadado a retornar à segunda divisão. Claudio Ranieri – que conseguiu o milagre do título com o Leicester através de uma defesa sólida – precisa reagir agora, ou em março a situação já será irreversível.


20. Huddersfield
Ranking anterior: 20º

Infelizmente, a vida do Huddersfield Town na Premier League foi curta (duas temporadas). Com apenas 11 pontos conquistados, só um milagre – vencer os 12 jogos restantes – evitaria o rebaixamento mais certo.