<
>

Messi 'mágico', figurinhas do City e sorte muda de lado: as dicas para o Fantasy na rodada da Champions League

A Liga dos Campeões está de volta! A espera foi longa – a fase de grupos terminou no dia 12 de dezembro – mas as oitavas de final chegam com tudo na terça-feira.

Temos 4 times da Inglaterra, 3 da Espanha e da Alemanha, 2 da Itália e da França, 1 de Portugal e 1 da Holanda vivos e na disputa pelo maior título do futebol mundial.

Caso você não saiba, as eliminatórias são jogadas em duas partidas, uma de ida e uma de volta, em que os times jogam dentro e fora de casa. As primeiras partidas das oitavas ocorrerão nas próximas duas semanas – quatro jogos nos dias 12 e 13 de fevereiro e quatro nos dias 19 e 20 do mesmo mês.

Quando for montar seu time fantasy da Liga dos Campeões ESPN, todos os oito jogos da primeira rodada serão contados em uma única rodada, e aqui vão algumas dicas para montar sua equipe:

Messi = mágico

Nesse momento, o Barcelona é o segundo maior favorito para vencer a partida de ida, mesmo jogando fora de casa. Seu adversário será o Lyon – que atualmente está em terceiro lugar na Ligue 1, mas 13 pontos atrás do Paris Saint-Germain, mesmo tendo dois jogos a menos.

O Barcelona é líder da La Liga, seis pontos à frente do Atlético de Madrid. Lionel Messi vem fazendo uma temporada incrível, pra dizer o mínimo, com 21 gols e 10 assistências em 20 jogos no campeonato espanhol. Ele tem uma média de 27 pontos fantasy por jogo, e nenhum outro jogador tem uma média maior que 17.

Além disso, Messi foi, de longe, o melhor jogador fantasy durante a fase de grupos da Liga dos Campeões. Ele marcou um total de 6 gols e deu 1 assistência em 4 partidas jogadas, alcançando uma média de quase 33 pontos por jogo.

Enquanto Messi estiver em boa forma, ele continuará sendo meu atacante Nível 1, e será capitão dessa rodada. Ele sofreu uma pequena lesão na coxa no último fim de semana, mas conseguiu sair do banco para jogar na partida pela Copa do Rei contra o Real Madrid na quarta-feira, e, depois, o técnico Ernesto Valverde disse que o argentino estava bem. Além disso, o jogo contra o Lyon só ocorrerá no dia 19 de fevereiro, o que dá bastante tempo para que ele se recupere.

Figurinhas do City

O maior favorito para as primeiras partidas das oitavas de final é o Manchester City, por mais também jogue fora de casa. Isso se dá em parte por seu adversário ser o Schalke, que vem fazendo uma temporada muito ruim na Alemanha. Está em 12º lugar na Bundesliga, 27 pontos atrás do líder Borussia Dortmund, e a apenas 7 pontos da zona de rebaixamento.

O Manchester City não está fazendo exatamente a mesma campanha da temporada passada, em que quebrou recordes na Premier League, mas conseguiu passar o Liverpool devido ao saldo de gols, embora tenha um jogo a mais. No momento, as casas de apostas estão sugerindo que o City leve a melhor sobre o Liverpool na batalha pelo título.

Dos 12 meio-campistas disponíveis, 4 são jogadores do City: Raheem Sterling, Leroy Sané, David Silva e Kevin De Bruyne. Eu estou pensando em escolher um deles para essa rodada.

Sterling vem sendo o melhor desse quarteto na Premier League até agora, com 10 gols e 9 assistências em 23 jogos. Ele também está em 5º lugar em número de chances criadas (51) e em 4º na contagem geral de pontos fantasy. Estou pendendo para o lado de Sterling, mas conferir a escalação inicial do City antes de tomar uma decisão final sempre é uma decisão inteligente, porque Guardiola frequentemente aparece com uma ou duas cartas na manga.

Uma surpresa maior

Quem você acha que foi o segundo maior artilheiro fantasy na fase de grupos da Liga dos Campeões desse ano, logo atrás de Messi? Uma dica: não foi Cristiano Ronaldo, nem Neymar, qualquer outro astro do futebol que possa estar passando pela sua mente.

Na verdade, foi o atacante de 32 anos da Roma, Edin Džeko, o qual marcou 5 gols e deu 2 assistências, passando a média de 25 pontos por jogo.

E isso não foi por acaso. Džeko jogou muito bem na corrida da Roma às semifinais da Liga dos Campeões no ano passado, marcando 8 gols e dando 2 assistências em 12 partidas.

O time da Roma não está em seus melhores dias nos campeonatos italianos nessa temporada. Eles estão em 6º lugar na Serie A, 25 pontos atrás da líder Juventus, e Džeko só marcou 4 gols e deu 2 assistências em 18 partidas. Ainda assim, ele tem uma média de 5,18 finalizações a cada 90 minutos – apenas Ronaldo (6,80) e Lorenzo Insigne (5,25) têm uma média maior – e o bósnio tem uma xG (expectativa de gols) de 9,71.

Além do mais, a Roma é favorita jogando em casa contra o Porto, que é o líder do campeonato português, mas passou por um grupo bem tranquilo na Liga dos Campeões, que contava com Schalke, Galatasaray e Lokomotiv Moscow. O Porto foi líder do grupo, mas concedeu 6 gols em 6 jogos. Colocar Džeko como atacante Nível 2 é uma boa escolha, e ele provavelmente estará na minha equipe.

A sorte troca de lado

Se você tivesse me falado dois meses atrás que o Manchester United seria favorito contra o Paris-Saint Germain nas partidas de ida das oitavas de final, eu teria dito que você é louco. Nossa! Como as coisas mudaram para essas duas equipes.

Desde que o United mandou José Mourinho embora e colocou o técnico provisório Ole Gunnar Solskjær no comando na metade de dezembro, o time jogou 10 jogos e não perdeu nenhum, com 9 vitórias e 1 empate.

Enquanto isso, o PSG, embora líder na Ligue 1, perdeu Neymar novamente devido a uma lesão e demonstrou vulnerabilidade na França nos últimos dias. Os parisienses foram eliminados da Coupe de la Ligue pelo Guingamp, que está sofrendo para se manter na primeira divisão da liga francesa, e perderam a invencibilidade na liga na derrota por 2 a 1 contra o Lyon, no último fim de semana.

Apesar de tudo disso, mesmo que a primeira partida seja no Old Trafford, os diabos vermelhos não são favoritos absolutos. Mas eu decidi escolher Paul Pogba para ocupar a posição de meio-campista Nível 2 nessa rodada.

O francês, que havia perdido espaço no time de Mourinho, foi revitalizado pela mudança de técnico. Ele já marcou 6 gols e deu 5 assistências em 8 jogos do principal campeonato da Inglaterra sob o comando de Solskjær, e agora está em segundo lugar em número de pontos fantasy por jogo na Premier League, tendo apenas Hazard à sua frente. Sem contar que Pogba deve estar empolgado em enfrentar alguns de seus colegas da seleção francesa que jogam no PSG.

Outras escolhas

James Milner, Liverpool (meio-campista Nível 3): ele já marcou 2 gols e deu 1 assistência em 5 jogos da fase de grupos, e ainda deu 1 assistência, criou 9 chances e completou mais de 50 passes em cada um dos últimos 2 jogos na Premier League. Além disso, Milner provavelmente vai continuar cobrando os pênaltis se estiver em campo. O Liverpool é favorito jogando em casa contra o Bayern de Munique, que está, inusitadamente, lutando para se manter firme na Bundesliga – em 3º lugar na tabela, e vindo de uma derrota recente em que concedeu 3 gols ao Bayer Leverkusen.

Sergio Ramos, Real Madrid (defensor Nível 1): ele terminou a fase de grupos com números relativamente discretos, mas vem sendo o melhor defensor fantasy nessa temporada da La Liga, e apenas um defensor em todos os maiores campeonatos da Europa tem uma maior média de pontos por jogo no respectivo campeonato: Josh Kimmich, que às vezes é utilizado no meio de campo do Bayern de Munique. Kimmich não seria uma má escolha, mas eu prefiro Ramos, já que o Real Madrid é favorito contra o Ajax e o zagueiro espanhol é o cobrador de pênaltis da equipe.

Aleksandar Kolarov, Roma (defensor Nível 2): em 20 partidas da Serie A nessa temporada, Kolarov já marcou 5 gols e deu 2 assistências. Ele está em 12º lugar em número de pontos fantasy do campeonato italiano, e está entre os melhores defensores, com uma média de 12 pontos por jogo. Além disso, eu estou otimista em relação à primeira partida da Roma, que, como já disse, jogará em casa contra o Porto.

Ederson, Manchester City/Jan Oblak, Atlético de Madrid (Goleiro): Ederson é a escolha mais segura, já que o City é grande favorito contra o Schalke, mas ele está com uma média de apenas 1,6 defesas por jogo na Premier League. Oblak tem uma média de 2,5 na La Liga, mas vai jogar contra a Juventus, em uma partida que deve ser muito equilibrada. Essas serão as duas últimas partidas da rodada, então vou esperar para ver qual será minha pontuação fantasy quando terminar. Caso eu precise compensar algum déficit, Oblak será a escolha mais vantajosa, já que vai enfrentar uma equipe mais forte e que tem mais finalizadores, como Ronaldo. Eu consigo ver Oblak fazendo várias defesas e saindo sem levar nenhum gol – o Atlético de Madrid concedeu apenas 14 gols em 22 jogos na La Liga, o que é pouco para o campeonato, e apenas 4 gols em 11 jogos dentro de casa. Essa marca defensiva é impressionante.