<
>

LaLiga completa 90 anos: veja como foi a primeira rodada, qual clube já estava lá e o autor do gol inaugural

Neste domingo, a LaLiga espanhola completa 90 anos. A partida inaugural do campeonato foi disputada no dia 10 de fevereiro de 1929, sendo que a primeira rodada contou com cinco jogos.

Desde aquele mês de fevereiro, foram disputados 87 títulos do Campeonato Espanhol, já que a Guerra Civil Espanhola interrompeu a competição por 3 anos. A primeira temporada começou com apenas dez times, diferente dos 20 clubes que disputam o campeonato atualmente.

A competição nasceu com a Espanha em luto, pois a rainha María Cristina tinha falecido quatro dias antes da primeira partida. Além disso, no final de janeiro, houve a tentativa de derrubar o ditador Primo de Riveira, mas o golpe de estado acabou fracassado.

Em meio a tudo isso, o Real Club Deportivo Espanyol e o Real Unión de Irún disputaram a primeira partida do campeonato. De acordo com uma crônica da época, 7 mil pessoas assistiram ao jogo, que começou dez minutos antes da partida entre Real Madrid e Club Deportivo Europa.

O atacante do Espanyol Josep Prat ‘Pitus’ marcou o primeiro gol da história de LaLiga, logo no início do jogo, que terminaria com vitória da equipe da Catalunha por 3 a 2. O curioso é que ‘Pitus’ não voltaria a marcar no resto da temporada, de acordo com as estatísticas da época.

O artilheiro da primeira temporada foi Francisco Bienzobas Ocariz, atacante da Real Sociedad, que marcou 17 gols em 18 partidas.

OS CAMPEÕES

O Barcelona acabou ganhando o título da temporada de 1929. Apesar de ser o primeiro vencedor da LaLiga, o domínio nos anos seguintes ficou com outro clube de futebol: Athletic Bilbao. O time do País Basco venceu quatro vezes nos anos seguintes: 1930, 1931, 1934 e 1936.

Ao todo, sete clubes ganharam o Campeonato Espanhol. O Real Madrid lidera a lista com 33 conquistas, tendo logo atrás o Barcelona com 25 títulos.

Completam a lista o Atlético de Madrid com 10 títulos, Atlhetic Bilbao com 8 ligas, Valencia com sete títulos, Real Sociedad com duas conquistas e o La Coruña com apenas um troféu.