<
>

Lazio vence Empoli e entra na zona de classificação da Champions League

A 23ª rodada da Série A da Itália começou nesta quinta-feira com vitória da Lazio sobre o Empoli, no Estádio Olímpico de Roma, por 1 a 0. O time da casa marcou o único gol do jogo no final do primeira tempo em cobrança de pênalti de Felipe Caicedo.

Com a vitória, a Lazio chega a 38 pontos, ultrapassa a rival Roma, Atalanta e Milan e alcança a quarta posição do Calcio, que garante vaga na Uefa Champions League. O Empoli, por outro lado, continua com 18 pontos e fica na 17ª posição, a um ponto e uma colocação do Bologna, primeiro time na zona de rebaixamento.

A Lazio ainda pode perder a quarta posição já nesta sexta-feira. Às 17h30 (de Brasília), a maior rival da Lazio enfrenta o Chievo fora de casa e retoma a posição em caso de vitória. Atalanta e Milan entram em campo apenas no domingo, ambos jogando em casa.

Por sua vez, a Lazio volta a campo pela Serie A neste domingo, às 11 horas, enfrentando o Genoa fora de casa. Já o Empoli, que luta para fugir do rebaixamento, recebe o Sassuolo no mesmo dia e horário.

O jogo

Jogando em casa e com o favoritismo ao lado, a Lazio entrou em campo pressionando, mas demonstrou pouca eficiência no ataque ao longo do primeiro tempo. A primeira boa chance da equipe da capital veio logo aos três minutos, quando o zagueiro Acerbi finalizou para fora.

A Lazio seguiu pressionando, mas ainda parava na defesa do Empoli. Aos 29 minutos, Tucu Correa arriscou e exigiu boa defesa de Provedel, a primeira do jogo. Já aos 33, após cruzamento de Lulic, Milinkovic-Savic cabeceou para fora.

Depois de 42 minutos, a Lazio conseguiu abrir o placar de pênalti. Substituindo o artilheiro Ciro Immobile, o atacante equatoriano Felipe Caicedo cobrou com firmeza e levou sua equipe para o intervalo com a vantagem.

Precisando buscar o resultado, o Empoli voltou do vestiário com postura mais ofensiva do que a apresentada no primeiro tempo. Aos 15 minutos, o meio-campista Krunic finalizou de primeira, mas mandou a bola para fora. A resposta veio aos 19, quando Tucu Correa também finalizou e errou o alvo.

Nos últimos 15 minutos da etapa final, o Empoli se lançou ainda mais ao ataque, mas mesmo assim não conseguiu o gol de empate. Aos 31 minutos, o atacante Oberlin finalizou para fora com perigo. Dois minutos depois, na última chance de real perigo do jogo, foi a vez de Silvestre errar a mira.