<
>

Catar bate Japão com direito a gol de bicicleta e conquista seu primeiro título da Copa da Ásia

O Catar é campeão da Copa da Ásia 2019.

A seleção do país sede da Copa do Mundo de 2022 enfrentou o Japão na grande decisão do torneio continental e saiu vencedora: 3 a 1 para garantir seu primeiro título da história. O Catar se tornou a nona seleção diferente a conquistar a Copa da Ásia. O Japão, com 4 títulos, é o maior campeão.

A campanha da seleção foi histórica, marcando 19 gols e sofrendo apenas um, na grande final. A partida foi disputada no Estádio Xeique Zayed, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Ali Almoez abriu o placar logo aos 12 minutos de jogo, com um magistral gol de bicicleta. Ele dominou de costas na entrada da grande área, fez embaixadinhas de costas para o gol, ajeitando a bola, e acertou um chute de bicicleta no canto esquerdo do goleiro japonês.

Aos 27, o Catar ampliou com Abdulaziz Hatim, também com um golaço. O meio campista acertou um belo chute de fora da área, no ângulo direito de Shuichi Gonda.

No segundo tempo, o Japão tentou correr atrás do prejuízo, e Takumi Minamino diminuiu aos 24 minutos.

Entretanto, aos 38 da etapa final, o Catar teve um pênalti a seu favor e Akram Afif fechou o placar da decisão.

O Catar não só nunca havia conseguido um título da Copa da Ásia como também nunca sequer havia chegado nas semifinais da competição.

Em junho, Catar e Japão vêm para o Brasil disputar, como convidados, a Copa América 2019.

A seleção campeã da Copa da Ásia está no Grupo B, com Argentina, Colômbia e Paraguai. Já os japoneses estão no Grupo C, e vão enfrentar Uruguai, Equador e Chile.

A campanha campeã

Fase de Grupos

Catar 2 x 0 Líbano

Catar 6 x 0 Coréia do Norte

Catar 2 x 0 Arábia Saudita

Oitavas de final

Catar 1 x 0 Iraque

Quartas de final

Catar 1 x 0 Coréia do Sul

Semifinal

Catar 4 x 0 Emirados Árabes Unidos

Final

Catar 3 x 1 Japão