<
>

Aurelio De Laurentiis, dono do Napoli, sugere multa para lanterna e critica rebaixamento: 'Idiotice'

Aurelio De Laurentiis, presidente do Napoli, durante evento Getty Images

Em entrevista ao jornal The New York Times, o presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, fez diversas críticas ao sistema de distribuição de dinheiro de televisão e premiações tanto no Campeonato Italiano quanto na Champions League, e deu uma série de sugestões polêmicas.

Uma delas é que os times rebaixados sejam multados, enquanto apenas os clubes do topo recebam premiações grandes.

"Se você terminar em primeiro, ganha 100 milhões de euros, por exemplo. Se termina em segundo, ganha 50 milhões de euros, e daí em diante. Mas se você termina em último, tem que pagar uma multa", disse, antes de "declarar guerra" aos times pequenos.

"O problema das equipes pequenas é que elas têm o mesmo direito que as grandes. Por que o Frosinone tem direito a jogar uma temporada na Serie A, ficar com um pedação do pão e depois cair de volta pra 3ª divisão? Se eles não conseguem competir, se terminam em últimos, então eles deveriam ter que pagar uma multa. Eles não deveriam receber dinheiro por fracassarem", bradou.

De Laurentiis também criticou o sistema de rebaixamento.

"Promoção e rebaixamento são as maiores idiotices do futebol. Especialmente quando você vê a Uefa tentando forçar os clubes a obedecerem regras de fair play financeiro. Os times devem ser estruturados geograficamente, para que eles sejam todos auto-suficientes. Se eles não podem ter saúde financeira, se eles não conseguem ser auto-suficientes, devem ser expulsos", opinou.

Aurelio, que é um dos maiores produtores de cinema da Itália, é dono do Napoli desde 2004, quando comprou seu clube de coração após a falência e o rebaixamento para a Serie C1, a 3ª divisão nacional.

Desde então, ele voltou a transformar a equipe celeste em uma força do futebol local, e inclusive tornando o time em um participante regular na Liga dos Campeões.