<
>

Arsenal x Chelsea: o clássico do atacante letal contra o meia genial

Elementos não faltam para tornar Arsenal x Chelsea, pela Premier League, um dos jogos mais atrativos deste final de semana. O clássico londrino no Emirates Stadium acontece neste sábado, às 15h30 (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e WatchESPN.

Primeiramente, há a disputa na tabela em si. Uma derrota pode ser fatal para os Gunners no sonho de conseguir a classificação à Uefa Champions League da próxima temporada via Campeonato Inglês – vale lembrar que a equipe disputa a Liga Europa. A equipe de Unai Emery está na quinta colocação, com 41 pontos, seis a menos do que o Chelsea, que fecha o G-4. Para os Blues, ao contrário, seria um passo significativo na busca por um lugar entre os quatro primeiros.

Além disso, há um fator emotivo no duelo. Afinal, será o primeiro jogo desde que Petr Cech anunciou a aposentadoria ao final da temporada. Mesmo que seja reserva do alemão Bernd Leno, o tcheco deve ser bastante festejado pelas duas torcidas, uma vez que é um ídolo no Chelsea, o qual defendeu entre 2004 e 2015, conquistando quatro edições do Inglês, uma da Champions e uma da Liga Europa, entre outros.

Por fim, dentro de campo há um dos duelos mais interessantes desta edição da Premier League. De um lado, o artilheiro e um dos atacantes mais letais da competição; do outro, o meia que, nos números, se comprova o atleta mais genial. O matador e o garçom no mesmo campo, só que de lado opostos.

Pierre-Americk Aubameyang já mostra há alguns anos ter faro de gol. A artilharia da Bundesliga 2016-17 com 31 tentos não deixa mentir. Porém, nos tempos de Borussia Dortmund, o centroavante também desperdiçava muitas chances. Hoje, é um dos mais precisos do Inglês.

Com 14 gols, divide a tabela de artilheiros da competição ao lado de Harry Kane e Mohamed Salah. O gabonês finalizou 45 vezes e converteu 14, fazendo com que seu aproveitamento seja de 31,3%, o melhor entre atletas que concluíram no mínimo em 35 oportunidades. Se for considerado os jogadores que arremataram pelo menos 30 vezes, Auba só perde para justamente Hazard, que tem um aproveitamento de 31,3% (32 finalizações e dez gols).

Por falar no belga, ele é o líder em assistências nesta Premier League, com dez passes para gol. Ou seja, ele esteve envolvido diretamente em metade dos 40 gols de seu time na competição O astro do Chelsea aparece em primeiro também em chances cridas, com 56, e nos dribles certos, com 62.

Emery pede equilíbrio ao Arsenal e confia em vitória contra o Chelsea: 'Acho que vamos fazer um grande jogo'

O que será mais decisivo no sábado, o faro de gol de Aubameyang ou a genialidade de Hazard? Vote abaixo: