<
>

Messi é escolha óbvia, Stuani a cilada: veja dicas para 'mitar' no fantasy de LaLiga

A notícia da vez da Espanha nessa semana é o Real Madrid, que está em crise novamente após o empate por 2 a 2 contra o Villarreal na quinta-feira passada, seguido de uma derrota por 2 a 0 em casa para a Real Sociedad no domingo. Agora eles estão em quinto lugar na tabela, 10 pontos atrás do líder Barcelona.

Nesse final de semana, o Real Madrid não vai entrar como o grande favorito da partida, mesmo jogando contra o Betis, que vem de uma derrota para o lanterna Huesca. Além de Sergio Ramos, que continua sendo o defensor líder em pontos fantasy por mais de um ponto a cada jogo, não vou escolher nenhum jogador do Real Madrid para o meu time. Ele ainda é o cobrador oficial de pênaltis, e converteu outro na vitória por 3 a 0 do Real Madrid contra o Leganés pela Copa do Rei na quarta-feira.

Outra decisão fácil é a de escolher Lionel Messi como meu atacante nível 1 e capitão do time. Messi fez outra partida brilhante pelo Barcelona na vitória por 2 a 1 sobre o Getafe na semana passada. Ele só marcou um gol, mas finalizou sete vezes, sendo cinco delas em direção ao gol, e terminou com 27,7 pontos fantasy – o maior número de pontos totais do campeonato.

Os números de Messi nessa temporada são simplesmente espetaculares. Ele agora tem 16 gols e 10 assistências em 16 aparições na LaLiga, sendo 15 dessas como titular. Nenhum outro jogador tem mais de 12 gols, e ninguém tem mais de seis assistências.

Além disso, o Barcelona é de longe o maior favorito para esse fim de semana da La Liga, jogando em casa contra o 13º colocado, Eibar.

MAS VAMOS PARAR POR AÍ!

Minha inclinação inicial era dobrar as apostas no Barcelona e escolher um meio-campista nível 1, já que o time é favorito de peso para esse fim de semana. Mas as duas opções disponíveis não são boas.

Philippe Coutinho não começou jogando em nenhum dos últimos quatro jogos da LaLiga, e não marca um gol desde 28 de outubro. E Ivan Rakitić tem bons números em categorias secundárias, mas não é nem de longe uma ameaça ao gol – ele só balançou as redes duas vezes em 17 aparições na temporada, e só finalizou 20 vezes.

Em vez disso, vou escolher Dani Parejo como meio-campista nível 1. O Valencia só marcou 16 gols nessa temporada – empatado nesses números com o Leganés e o Real Valladolid – mas Parejo marcou quatro desses, com um gol em cada um dos últimos dois jogos. Ele também quase fez um gol na derrota por 2 a 1 para o Sporting Gijón pela Copa do Rei na terça-feira – o foguete de Parejo da entrada da área explodiu no travessão e quase passou da linha do gol, antes da cabeçada de Kevin Gameiro que fez a bola entrar.

Parejo terminou com 20 ou mais pontos em três dos últimos quatro jogos, e com pontuação de dois dígitos em seis dos últimos sete jogos, sendo 9,5 a menor pontuação. Além disso, o Valência é favorito nessa semana, já que vai jogar em casa contra o Valladolid, que está em 15º lugar.

ABRE O OLHO!

Devo admitir: eu caí na armadilha de Cristhian Stuani na semana passada.

Sim, ele tem 11 gols na temporada – só Messi e Luis Suárez (12) têm mais. E sim, o Girona jogou contra um Levante que já tinha concedido 32 gols nos primeiros 17 jogos. Mas eu jurei, no começo da temporada, que ficaria longe de Stuani, porque ele não tem consistência.

Ele não finaliza muito e foi o líder do campeonato em faltas cometidas na última temporada – o que explica o fato de ele ter terminado em 36º lugar do campeonato em pontos fantasy, mesmo tendo ficado em quinto lugar em número de gols no campeonato (21).

Então, o que Stuani fez na semana passada? Nenhum gol, uma finalização, quatro faltas cometidas, e um total de 1,7 pontos negativos. Eu não vou cometer esse erro de novo na escolha do atacante nível 2 para essa semana.

Em vez disso, vou escolher William José, que marcou um dos gols na vitória da Real Sociedad sobre o Real Madrid no domingo. Sim, eu sei que o gol veio de um pênalti, mas ele fez muito mais que isso no jogo. Ele deu o passe para o outro gol, criou outras quatro ótimas chances para o time, e quase marcou o segundo gol mais tarde na partida.

William José está crescendo de forma relativamente lenta, com apenas quatro gols até agora na temporada, mas ele balançou as redes 15 vezes em 34 aparições na última temporada da La Liga. E a Real Sociedad é favorita nessa semana, jogando em casa contra o Espanyol. Mas se você quise dar uma chance para o Stuani, vá em frente – só reze pra que ele faça um gol.

OUTRAS ESCOLHAS

Adnan Januzaj, Real Sociedad (meio-campista nível 2): o jogador ainda não fez gols nessa temporada, mas ele só estreou no dia 27 de outubro, e jogou apenas nove jogos, sendo seis desses como titular. Januzaj chutou quatro vezes ao gol e criou seis oportunidades no último jogo da Real Sociedad antes da pausa para o Natal, finalizando outras quatro vezes na vitória contra o Real Madrid no domingo. Apesar da falta de gols, ele terminou com dois dígitos de pontos fantasy em cinco de suas seis aparições como titular.

Adrián Embarba, Rayo Vallecano (meio-campista nível 3): ele tem dois gols e uma assistência nessa temporada, assistência essa que veio na vitória por 1 a 0 sobre o Real Valladolid na semana passada. Entretanto, a expectativa de gols de Embarba é de 4,03, e a expectativa de assistências é de 3,46 – ambas significativamente maiores do que seus números atuais. E o Rayo vai jogar nessa semana em casa contra o Celta Vigo, que está em quarto lugar no campeonato em número de gols concedidos (28).

Bernardo Espinosa, Girona (defensor nível 2): ele continua sendo o jogador a ter a maior média em número de pontos fantasy por jogo em seu nível com uma margem considerável, e continua sendo o líder do campeonato quando se trata de afastar o perigo, tendo realizado o feito 133 vezes – 14 a mais que qualquer outro jogador.

Marc-André ter Stegen, Barcelona (Goleiro): ele concedeu um gol na semana passada contra o Getafe, mas vinha de uma sequência de quatro jogos sem sofrer gols. E o Barcelona vai jogar em casa contra o Eibar, que só marcou cinco gols fora de casa em oito jogos no campeonato.