<
>

Ranking Digital do Ibope: Flamengo aumenta vantagem sobre o Corinthians

Maior torcida do país, o Flamengo aumentou vantagem sobre o Corinthians também nos números de seguidores na internet. De acordo com o Ranking Digital da Série A divulgado pelo Ibope/Repucom nesta quinta-feira, os cariocas cresceram 8,2% nas redes sociais e alcançaram 21,2 milhões fãs, ao passo que os paulistas subiram 6,6% e ficaram com 20,9 milhões.

A pesquisa leva em conta o período de janeiro a dezembro de 2018 em Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, espaços importantes para os clubes otimizarem a comunicação diretamente com seu torcedor, além de aumentarem a exposição de seus patrocinadores.

Entre os clubes grandes, o maior crescimento percentual foi o do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, com 16,5%. O campeão brasileiro Palmeiras vem logo atrás, com 15,7%.

O único dos 20 times da Série A a perder seguidores foi a Chapecoense, que diminuiu em 2,2% e perdeu três posições no ranking, sendo ultrapassada por Vasco da Gama, Cruzeiro e Atlético-MG.

Quem subiu foi o Fluminense, que ganhou duas posições, deixando para trás o Botafogo – que se manteve na 13ª colocação – e o Sport, que caiu dois lugares.