<
>

Fantasy de LaLiga: Goleiros de Real Madrid e Barcelona? Não confie neles na 16ª rodada

play
Fantasy: monte toda semana um time de 8 jogadores com os melhores do futebol internacional (0:30)

Você pode montar seu time da Premier League, da LaLiga ou da Uefa Champions League (0:30)

O Real Madrid é o grande favorito de LaLiga no final de semana, pois recebe o penúltimo colocado Rayo Vallecano. Normalmente, eu montaria meu time com vários jogadores do Real devido ao cenário favorável, sem pensar duas vezes.

Mas a temporada de LaLiga não vem sendo comum e não é um Real Madrid comum.

O time vem de uma derrota vergonhosa por 3x0 contra o CSKA Moscou, em casa, em jogo válido pela Champions League na última quarta-feira. Sim, eles tinham garantido o primeiro lugar do grupo e pouparam vários titulares. Mesmo assim, o Real Madrid deveria ter tido uma atuação muito melhor contra o atual terceiro colocado do Campeonato Russo.

Gareth Bale não começou como titular na quarta-feira, mas entrou no intervalo, quando o Real já perdia por 2x0. Bale produziu muito pouco em campo, mas ainda vou escolhê-lo como meu meio-campista 1 nesta rodada e explico o motivo.

A atuação dele durante a vitória por 1x0 contra o Huesca foi muito animadora. Ele não apenas marcou seu primeiro gol em LaLiga desde setembro, mas finalizou quatro vezes, todas no alvo.

Além do mais, o Rayo Vallecano já sofreu 30 gols, estando empatado com o Huesca como a pior defesa do campeonato.

Sergio Ramos não jogou contra o CSKA, então não podemos culpá-lo pela péssima atuação defensiva do Real Madrid.

Ele ainda é o quarto jogador no geral, e melhor defensor, na média de pontos da temporada até o momento. E ele continua sendo uma certeza no meu time enquanto for o batedor de pênaltis.

Um jogador do Real Madrid que não escalarei na rodada será o goleiro Thibaut Courtois – embora eu o tenha escalado semana passado e tenha somado 20 pontos graças ao fato de não ter sido vazado e por ter feito três defesas.

A defesa do Real Madrid pareceu assustada na semana passada jogando contra o lanterna Huesca, embora não tenha sofrido gols. Aliás, o Huesca finalizou 11 vezes contra cinco do Real Madrid. E Courtois foi um dos titulares que jogou contra o CSKA, então ele pode receber uma parcela de culpa por ter cedido três gols.

O Real Madrid sofreu 19 gols nas primeiras 15 rodadas de LaLiga – nove times foram vazados menos vezes. Vou procurar meu goleiro em outro time para esta semana.

Sem pensar

Este foi o resumo de Lionel Messi na vitória por 4x0 do Barcelona contra o Espanyol na semana passada: dois gols, uma assistência, cinco finalizações, quatro delas no alvo, e cinco chances criadas, totalizando 43.1 pontos.

Messi agora tem uma média de 26 pontos por partida, quase 10 pontos a mais que qualquer outro jogador. E o Barcelona é o segundo grande favorito da rodada, embora enfrentem o Levante fora de casa.

Messi como atacante 1? Confirmado. Messi como meu capitão? Confirmado.

Entretanto, Marc-Andre ter Stegen também não será meu goleiro. Você talvez não esteja a par do Levante, mas o time atualmente ocupa a sexta colocação, apenas quatro pontos atrás do Real Madrid.

O Levante marcou 27 gols em 15 partidas – apenas o Barcelona (41) e Celta de Vigo (28) balançaram as redes mais vezes. E o Barcelona sofreu 19 gols, o mesmo que o Real Madrid, portanto não possui uma defesa confiável.

Meu goleiro na rodada será Jan Oblak, do Atlético de Madrid, liderando o número de jogos sem ser vazado (7) e que não sofreu gols nas últimas duas partidas, contra o Alavés na semana passada e contra o Club Brugge pela Champions na terça-feira. O Atlético é o grande favorito contra o Real Valladolid no sábado.

Fiquei tentado em escolher Fernando Pacheco, do Alavés, que recebe o Athletic Bilbao. Ele está com uma média quase 2 pontos superior a Oblak, tendo registrado 19 defesas a mais. O Alavés é um dos únicos dois times ainda invicto jogando em casa, e o Bilbao é o único time que ainda não venceu como visitante.

Mas o Bilbao poderá entrar em campo mudado após a demissão do técnico Eduardo Barizzo, que foi substituído por Gaizka Garitano. O time venceu o primeiro jogo sob o comando de Garitano na semana passada, triunfo de 1x0 contra o Girona, e embora o único gol tenha sido marcado de pênalti, o Bilbao finalizou 25 vezes, sendo 10 delas no alvo.

Outras escolhas

Maxi Gomez, Celta de Vigo (atacante 2): O Celta de Vigo é o segundo time que mais marcou gols em LaLiga, conforme mencionado acima, e é o favorito contra o Leganés em casa, que ocupa a 16ª posição. Gomez marcou seu oitavo gol em 13 jogos na semana passada, e também tem quatro assistências.

Brais Mendez, Celta de Vigo (meio-campista 2): Vou escolher dois jogadores do Celta, considerando o jogo e a fase atual de Mendez. Ele marcou um gol e deu duas assistências na vitória por 3x2 contra o Villarreal na semana passada, e marcou quatro gols e deu cinco assistências nas últimas seis partidas.

Junior Firpo, Real Betis (meio-campista 3): Ele teve uma atuação apagada na semana passada, mas Firpo marcou um gol em três dos últimos quatro jogos, além de ter registrado uma assistência durante este período. O Real Betis venceu suas últimas quatro partidas, incluindo jogos pela Liga Europa, e enfrenta o Espanyol, time que sofreu 20 gols em 15 jogos.

Bernardo Espinosa, Girona (defensor 2): Ele somou 13.2 pontos na semana passada, muito graças às 15 bolas afastadas na derrota por 1x0 contra o Athletic Bilbao. Bernardo segue sendo o líder na categoria e deverá ter bastante trabalho na defesa contra o Sevilla.